A produção industrial brasileira em maio subiu 0,1% em relação a abril. Já na comparação com maio de 2002, houve queda de 0,3%, conforme divulgou nesta terça-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Nos primeiros cinco meses do ano, a produção da indústria nacional cresceu 0,6% em relação a igual período do ano passado. No acumulado de 12 meses, encerrados em maio deste ano, o setor apresentou expansão de 2,7%.
Entre abril e maio deste ano, 10 dos 20 ramos pesquisados aumentaram o nível de produção, com destaque para as indústrias de alimentos, com alta de 3,3%, bebidas, com 11,9%, e de perfumaria, com 12,3%. Entre as quedas, destacam-se as registradas em material elétrico e de comunicações (-4,6%) e fumo (-4,8%).
Leia mais:
Número de ambientes de inovação credenciados no Paraná cresce 160%
Paraná avalia potencialidades de acordo entre Mercosul e União Europeia
Prazo para adesão ao Profis 2024 entra na reta final; contribuintes podem obter descontos de até 70%
Hora trabalhada de pessoa branca vale 67,7% mais que a de negros
Na análise por categorias de uso, a pesquisa apurou crescimento em bens de capital (0,2%) e em bens de consumo semiduráveis e não duráveis (1,8%). Verificou-se, no entanto, queda de produção nos bens intermediários (-0,5%) e bens de consumo duráveis (-3,8%).