A Mercosuper, evento promovido para aproximar supermercados e fornecedores, que se realiza neste final de semana em Curitiba, pretende superar a comercialização de R$ 400 milhões, registrada no ano passado.
A projeção foi feita com base na expectativa de crescimento do setor supermercadista do Paraná, que este ano deve atingir faturamento de R$ 6,5 bilhões. No ano passado, o setor movimentou R$ 6 bilhões.
Os supermercadistas reclamam que trabalham com margens apertadas, mas o fato é que o setor se mantém superavitário, apesar do ambiente econômico conturbado.
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''As vendas nos supermercados estão acompanhando no mínimo o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB)'', disse o superintendente da Associação Paranaense de Supermercados (Apras), Valmor Rovaris.
E a Mercosuper, como reflexo do setor supermercadista, vai mostrar esse dinamismo. A promoção é da Apras e deve atrair cerca de 22 mil pessoas, entre fornecedores e supermercadistas do Estado e do Mercosul.
O evento será realizado entre os dias 27 e 29 de abril no Expo Trade de Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba. Junto com a Mercosuper, será realizada a 22 edição da Convenção Paranaense de Supermercados.
Segundo Rovaris, a Mercosuper acontece num momento favorável da economia, quando a expectativa é que muitos negócios sejam fechados.
Ele identifica também oportunidades para os pequenos e médios empresários que podem conhecer as centrais de compra que atuam no Estado, onde eles podem fazer compras conjuntas com uma economia de até 30%.
No Paraná, funcionam 12 centrais de compras sendo que as mais conhecidas são a Rede Master, em Curitiba, e a Ales, em Londrina.
Para Rovaris, as vendas que mais crescem nos supermercados são as de produtos prontos congelados. Várias empresas de grande porte estão preparando os lançamentos que farão na Mercosuper.
O alvo é atrair a clientela que não tem tempo de cozinhar. Os supermercados identificaram que estão perdendo clientes para os locais que fornecem refeição fora de casa.
''Cada vez as pessoas têm menos tempo para cozinhar em casa e fazem refeições fora. Com isso, as compras nos supermercados diminuem'', explicou.
Durante a Mercosuper, a Apras vai oferecer aos supermercados a possibilidade deles colocarem à venda produtos gerados pelas pequenas agroindústrias do Paraná, conforme convênio firmado entre a entidade e o governo do Estado.
São produtos produzidos pela Fábrica do Agricultor que terão um local especial para venda nos supermercados, principalmente nas lojas das redes regionais.
Os supermercados não vão vender os produtos, eles vão ceder ou locar espaço para a venda direta dos produtores ou agroindústrias, disse Rovaris.