A Telepar Brasil Telecom voltou a demitir técnicos encarregados da expansão de rede e manutenção de telefones. Nesta quarta-feira a empresa comunicou o desligamento de 150 trabalhadores, que corresponde a 20% do corpo técnico da empresa. O Sindicato dos Engenheiros (Senge) alerta para o perigo de ocorrer um "caladão" no Paraná, a exemplo do que já ocorreu em Cascavel na semana passada, quando os telefones da cidade permaneceram mudos por 11 horas.
Existe a possibilidade de, dentro de 90 dias, ocorrerem mais demissões. A previsão é que os cortes atinjam 30% do quadro técnico de funcionários, que hoje soma 800 funcionários. Ao todo devem ser demitidos 400 funcionários, disse o diretor do Senge, Rasca Rodrigues.
A Brasil Telecom divulgou comunicado no final da tarde, informando que está terceirizando os serviços de assistência técnica em todos os estados onde auta. No Paraná, a terceirização fica sob a responsabilidade da empresa Alcatel, que deverá exercer a mesma função nos estados de Santa Catarina, Acre, Rondônia e Distrito Federal. A Alcatel deverá contratar 80% do pessoal demitido pela Brasil Telecom. A empresa ficará encarregada de fazer toda a operação e manutenção da rede interna, que inclui atividades como limpeza e segurança dos prédios, proteção elétrica, manutenção das torres, climatização, energia, comutação e transmissão.
Leia mais:
Número de ambientes de inovação credenciados no Paraná cresce 160%
Paraná avalia potencialidades de acordo entre Mercosul e União Europeia
Prazo para adesão ao Profis 2024 entra na reta final; contribuintes podem obter descontos de até 70%
Hora trabalhada de pessoa branca vale 67,7% mais que a de negros
*Leia mais na edição desta quinta-feira da Folha de Londrina
Acompanhe esta notícia e outras relacionadas a este assunto no serviço WAP e SMS dos celulares da Global Telecom.