Apesar da inflação e contrariando as expectativas, os brasileiros estão comprando mais em shoppings neste fim de ano do que em 2001.
Segundo a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), as vendas de Natal - ou as vendas na segunda quinzena de novembro e no mês de dezembro - devem somar cerca de R$ 7 bilhões, um aumento de 8% sobre 2001.
Se essa projeção se confirmar, as vendas pelos shoppings em todo o ano de 2002 devem registrar aumento de 5% em relação a 2001.
O produto que puxou as vendas, segundo a Abrasce, foi o telefone celular, graças ao aumento da concorrência e da guerra de preços. Entretanto, presentes tradicionais de vestuário, perfumes e brinquedos se mantiveram na ponta dos mais vendidos nos shoppings.
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Com os shoppings lotados no último fim de semana antes do Natal, o tráfego de pessoas cresceu 20% sobre o fim de semana anterior, disse a Abrasce, cuja pesquisa envolveu 31 shoppings filiados, ou 20% do universo.
Para a associação, o salto se deve não só aos presentes de última hora, mas também ao fato de haver mais um dia útil de vendas do que no ano passado, quando o Natal caiu na terça-feira e as lojas funcionaram na segunda apenas até as 18 horas.