O Tribunal de Justiça, em Cambé (Região Metropolitana de Londrina), conta agora com o Cejusc (Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos) para a mediação pré-processual de problemas e divergências entre duas ou mais pessoas.
O objetivo é que os conflitos, como disputas entre vizinhos, som alto e divórcio, sejam resolvidos sem a necessidade de um processo judicial.
Os interessados devem procurar a Comarca de Cambé, na avenida Roberto Conceição, 532, das 12h às 18h, ou pelo telefone e WhatsApp (43) 3302-4446.
Leia mais:
Prefeitura de Londrina vende mais quatro lotes da Cidade Industrial
Câmara aprova cadastro nacional para monitorar facções criminosas
Projeto ''Sextou na Concha Acústica'' abre inscrições para seleção de bandas em Londrina
Interligações em redes podem afetar abastecimento de água em bairros de Londrina
Elberti Mattos Bernardineli, juiz de Direito substituto, explica que o serviço existe desde 2015 na modalidade de conciliação processual durante as audiências. O formato pré-processual é uma novidade na cidade.
“Se existe um conflito entre duas ou mais partes, eles podem procurar o Cejusc para resolver essa divergência e firmar um acordo sem a necessidade de procurar um advogado e entrar com um processo judicial”, ressalta.
Bernardineli esclarece que, após buscar o serviço, é agendada uma audiência com todos os envolvidos, além de um mediador.
“Na audiência, eles podem entrar em um acordo, que vai ser registrado e homologado judicialmente, já que, em caso de descumprimento, a outra parte pode executar o acordo”, explica.
Nos casos em que as pessoas envolvidas não têm contato, o Cejusc também faz a intermediação antes da audiência de conciliação.
Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA: