Desde o início da semana, a equipe do programa Sentinela e parceiros estão realizando um trabalho de conscientização sobre a violência sexual infanto-juvenil em escolas municipais de todas as regiões de Londrina. A ação ocorre até quinta (17) e faz parte da 6ª Semana Municipal de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Foram selecionadas, com a ajuda da Secretaria de Educação, quatro escolas de cada região da cidade, totalizando 16 estabelecimentos. O trabalho irá abranger cerca de seis mil alunos, todos de 3ª e 4ª séries.
Para chamar a atenção das crianças e informá-las sobre como identificar e denunciar uma situação de exploração ou violência sexual, um integrante do programa entra na sala de aula e conta uma história de determinado personagem. A abordagem é feita sala por sala. Com base nessa historinha, é possível explicar o que é um carinho normal e o que é um carinho abusivo.
Mais de 100 denúncias já foram feitas durante a ação. As denúncias mais graves estão sendo encaminhadas para o Conselho Tutelar.
Leia mais:
Banda Nova Funcart promove nova edição do festival de música neste domingo em Londrina
Feira Flua Cultura promove evento dos 90 anos de Londrina na Concha Acústica
Elevação do preço da carne pressiona inflação da cesta básica em Londrina
Distrito de Guaravera deve ficar sem água nesta segunda após manutenção de rede
Atividades diferenciadas serão realizadas no Calçadão, na próxima sexta-feira (18), Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O evento começa às 9h e contará com apresentações culturais, jogos, brincadeiras, serviços de saúde e beleza, painéis e distribuição de materiais explicativos sobre o tema da violência sexual infanto-juvenil.