Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Após cinco dias

Acusado de fraudar contrato quando presidente da Câmara, vereador de Arapongas é solto

Rafael Machado - Redação Bonde
14 mai 2017 às 16:40
- Reprodução/Facebook
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A juíza da 2ª Vara Criminal de Arapongas, Renata Maria Fernandes Sassi Fantin, revogou a prisão temporária do vereador Valdeir José Pereira (PHS), mais conhecido como Maringá, e mais três presos na operação do Grupo de Atuação e Combate ao Crime Organizado (Gaeco) que investiga possíveis fraudes em contratos quando Pereira era presidente da Câmara Municipal de Arapongas, entre 2015 e 2016. Os outros detidos que ganharam liberdade são Ederson Leiva de Freitas, Nedson Gomes dos Santos (empresários) e Manoel Martins de Oliveira, que até então ocupava a presidência do Conselho de Comunidade.

A soltura foi solicitada pelo próprio Ministério Público, que quis a decretação da prisão domiciliar e monitoramento através de tornozeleiras eletrõnicas para Valdeir e Manoel. O pedido foi negado pela Justiça. A justificativa é de não há "nada de concreto, ao menos até a presente fase do processo, que evidencie que, em liberdade, os réus influenciarão testemunhas ou ocultarão documentos, visando prejudicar a instrução do feito. Ao contrário do que constata, vêm demonstrando que estão colaborando com as investigações".

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Para a juíza, não há provas de que os investigados, agora soltos, possam fugir. "É uma situação hipotética não amparada em fatos apurados do que foi produzido até agora". O Ministério Público também encaminhou a suspensão dos direitos políticos de Valdeir Pereira, mas a decisão foi prorrogada para quando os promotores oferecerem a denúncia. Porém, conforme a decisão, Manoel Martins de Oliveira não poderá mais atuar no Conselho de Comunidade.

Leia mais:

Imagem de destaque
Quarta-feira

Ceasa de Londrina abre normalmente no feriado do dia 1º de maio

Imagem de destaque
Entrada gratuita

Cineclube do Cocine em Londrina exibe dois filmes de cineastas Kaingang nesta sexta-feira

Imagem de destaque
Escola da Zona Oeste

Projeto oferece consultas oftalmológicas para 200 crianças de Londrina neste sábado

Imagem de destaque
Evento literário

Em Londrina, bibliocircuito homenageia Clarice Lispector em maio


Todos serão submetidos a algumas medidas cautelares, como não se ausentar de Arapongas por mais de oito dias, não deixar o Brasil sem autorização judicial, comparecer ao Fórum quando forem intimados, comunicar ao juízo qualquer mudança de endereço e não entrar em contato, por qualquer meio, com os demais investigados e testemunhas relacionados no processo.

De acordo com o Gaeco, os donos das empresas contratadas pela Câmara para digitalizar documentos pagavam propina para o ex-presidente do Legislativo através de repasses bancários feitos pelo presidente do Conselho de Comunidade. Este atuava como "laranja" no esquema. Conforme as investigações, os pagamentos mensais giravam em torno de R$ 22 mil, mas o valor total ultrapassa R$ 355 mil.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade