Neste sábado (27), a SME (Secretaria Municipal de Educação), em parceria com o Hoftalon (Hospital dos Olhos), promove consultas oftalmológicas gratuitas para alunos da Escola Municipal Cecilia Hermínia Oliveira Gonçalves, por meio do “Projeto Hoftalon nas Escolas”.
Esta é a segunda edição do ano e vai atender 200 crianças. O evento começa às 8h e será na própria unidade escolar, localizada na rua Lourenço da Veiga, 241, no Jardim Sabará, região Oeste de Londrina.
Na escola, será montado um consultório médico para atender os 200 alunos previamente selecionados, de um a dez anos de idade, da educação infantil até o ensino fundamental e proximadamente 48 profissionais trabalharão na organização do evento e atendimento de alunos, dentre os quais professores da Educação, profissionais e médicos do Hoftalon.
Leia mais:
Pesquisadora da UEM transforma fibra da macaúba em embalagem biodegradável
Câmara aprova proibição de celulares em escolas do país
INSS inscreve até 15 de janeiro para vagas de estágio; veja regras
La Niña ainda pode ocorrer em 2024, mas sem força para reverter aquecimento, diz agência
As crianças selecionadas para passar pela consulta foram indicadas por seus professores, conforme critérios e orientações repassadas pelos médicos do Hoftalon.
Após passar pela consulta, caso o aluno receba receita para o uso de óculos, ele poderá fazer a escolha da armação do óculos de forma gratuita. Em caso de outras necessidades clínicas, a criança será encaminhada para a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de sua residência para iniciar tratamento.
Além de possibilitar exames gratuitos de acuidade visual na primeira infância para trazer conforto às crianças na solução de problemas de visão, as atividades permitem prevenir a evolução de doenças como a ambliopia que causa desvio ou desalinhamento dos olhos.
A gerente de Educação Especial da SME, Cristiane Sola, destacou que o projeto existe há mais de 20 anos. Entretanto, teve outros nomes anteriormente como, “Pequenos Olhares” e “Primeiros Olhares”.
Desde 2023, retornou com o nome “Hoftalon nas Escolas”. “Essa é uma ação de extrema importância para o bom desenvolvimento escolar dos estudantes, pois a garantia da saúde visual pode também contribuir para um bom processo de aprendizagem de leitura e escrita e, com certeza, leva a uma melhora na qualidade de vida das crianças”.
O Dr. Nobuaqui Hasegawa, fundador do Hoftalon, afirmou que o objetivo é realizar o diagnóstico prévio de problemas de visão nas crianças como glaucoma, estrabismo, miopia, astigmatismo e hipermetropia. “A ambliopia, por exemplo, só é possível ser revertida até os 7 anos. É muito importante informar e orientar os pais e responsáveis sobre os cuidados com a saúde ocular desde a primeira infância”.
Em 2024, o projeto já atendeu a Escola Municipal Carlos Kraemer e tem o plano de atender mais quatro unidades de ensino nos dias 31 de agosto, 28 de setembro, 26 de outubro e 30 de novembro.