A blitz educativa que a CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) realizaria em uma escola na área central de Londrina nesta terça-feira (12) foi adiada devido à chuva. A ação foi transferida para esta quarta-feira (13),das 11h às 12h30 e das 17h30 às 18h30,em frente à Escola Municipal Arthur Thomas.
O objetivo é conscientizar pais de alunos sobre a parada em fila dupla e a correta utilização das vagas de embarque e desembarque. Localizada no cruzamento das ruas Goiás e Mato Grosso, a instituição de ensino tem as vagas públicas de estacionamento bastante disputadas e constantemente é alvo de reclamação de condutores pelo mau uso dos espaços.
Segundo o coordenador de Educação da CMTU, Carlos Eduardo Ribeiro, desde a volta às aulas na rede municipal, no dia 4 de fevereiro, o número de queixas e pedidos de fiscalização no entorno das escolas – sobretudo no Centro de Londrina – aumentou consideravelmente. "E o acréscimo nos deslocamentos muitas vezes é acompanhado do cometimento de infrações, daí a importância em orientar e conscientizar os motoristas", afirmou.
Leia mais:
'Tenham orgulho da sua cidade', afirma Tiago Amaral, prefeito eleito de Londrina
Aniversário de Londrina terá atrações culturais; confira a programação
Da tradição do café ao cinema: os ciclos da economia de Londrina
Representantes do poder público e sociedade civil projetam futuro de Londrina
Ribeiro contou que a ação prevê a abordagem de pais e trabalhadores do transporte escolar, assim como a distribuição de panfletos explicativos. "Temos intensificado o patrulhamento para garantir a segurança dos estudantes e, para além desta iniciativa, nossa equipe de agentes está percorrendo diariamente as escolas para coibir as irregularidades", detalhou o coordenador.
De acordo com o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), estacionar ao lado de outro veículo em fila dupla é infração de natureza grave, com perda de 5 pontos na carteira de habilitação e multa de R$ 195,23. A legislação também proíbe a permanência do automóvel em local proibido – como é o caso das vagas de embarque e desembarque, que só permitem a parada durante o tempo estritamente necessário para a saída ou entrada de passageiro. Neste caso, a infração é caracterizada como média, com desconto de 4 pontos e multa de R$ 130,16.