A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) deve repassar recursos públicos economizados durante o ano ao Hospital do Câncer de Londrina. A medida foi anunciada na sessão desta segunda-feira (2), que contou com a presença da gestora de ações estratégicas e projetos do HCL, Mara Rossival Fernandes.
"Nós vamos economizar um volume muito grande de recursos este ano, em torno de R$ 200 milhões. Embora boa parte já esteja comprometida, eu conversei com o governador agora e nós vamos repassar estes recursos para o poder executivo e ele definirá um valor para o Hospital do Câncer de Londrina", afirmou o presidente Valdir Rossoni (PSDB).
Fundado há 48 anos, o HCL atende cerca de 1,2 mil pacientes por dia de aproximadamente 200 cidades paranaenses. O Hospital é apontado como centro de alta complexidade no tratamento oncológico, situando-se em 19º no ranking nacional em número de atendimentos entre os hospitais da Associação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Combate ao Câncer (ABIFIC), como prestador de serviços ao SUS. No Paraná, segundo o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), é o primeiro hospital oncológico em número de leitos clínicos e o terceiro em disponibilidade de leitos cirúrgicos.