Uma pesquisa encomendada pela Prefeitura de Londrina, por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), vai avaliar a qualidade dos serviços públicos prestados a crianças e adolescentes do município. A pesquisa será realizada pelo Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (Inbrape) e teve início nesta quarta-feira (21).
O objetivo da pesquisa é verificar as necessidades desse grupo em relação a diversas áreas como saúde, esportes, educação, cultura, infra-estrutura. A partir do diagnóstico da pesquisa, que deve sair em meados de fevereiro, o CMDCA deve traçar o plano municipal de políticas públicas para crianças e adolescentes.
Durante cerca de um mês, funcionários treinados do Inbrape vão realizar visitas nas casas em que residem crianças ou adolescentes. No total, serão visitados 2,5 mil domicílios de todas as regiões de Londrina, inclusive da área rural.
Leia mais:
'Tenham orgulho da sua cidade', afirma Tiago Amaral, prefeito eleito de Londrina
Aniversário de Londrina terá atrações culturais; confira a programação
Da tradição do café ao cinema: os ciclos da economia de Londrina
Representantes do poder público e sociedade civil projetam futuro de Londrina
De acordo com a responsável pela pesquisa, a professora Jolinda de Moraes Alves, a pesquisa abrange duas fases. A primeira será a coleta de dados. Ela explicou que o entrevistador terá uma relação de 49 perguntas para cada família. As questões abordam diversos temas como características do domicílio, saúde, educação, cultura, situação financeira, esporte, se a família recebe algum auxílio do governo, se as crianças ou adolescentes freqüentam a escola, projetos culturais ou esportivos.
Segundo ela, também serão entrevistados cerca de 300 adolescentes. Além disso, cada família vai indicar um líder comunitário. Os 50 mais indicados serão entrevistados e farão parte da pesquisa.
Conforme a presidente do CMDCA, Telcia Lamônica de Azevedo Oliveira, a pesquisa terá grande importância porque a partir do diagnóstico, o Conselho vai saber quais são as necessidades do setor para cada área específica. "Com o diagnóstico e os dados obtidos na pesquisa, vamos subsidiar as deliberações do Conselho Municipal com o Poder Executivo", analisou.