Agentes de seis órgãos realizaram intensa fiscalização na avenida Dez de Dezembro, via pública que liga a região norte a sul de Londrina. A operação foi realizada pela Guarda Municipal, Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) e das Secretarias Municipais de Fazenda, Obras e Pavimentação, Ambiente (Sema) e Saúde. Irregularidades no trânsito, imóveis e estabelecimentos de diversos gêneros estiveram na mira dos fiscais.
Segundo o assessor da Ordem Urbana e Rural de Londrina, Wanderley Batista, "toda sorte de possíveis infrações" será fiscalizada, em ação que engloba irregularidades no trânsito, nas calçadas (incluindo questões de acessibilidade), em imóveis, bueiros, em estabelecimentos comerciais e residências, com relação às normas da vigilância sanitária, à localização de possíveis focos do mosquito da dengue, entre outras.
Também, participaram da empreitada, membros do Instituto Ecometrópole que, segundo Wanderley Batista, ajudam a Sema verificar questões relacionadas ao meio ambiente, fazem anotações e dão sugestões de melhorias em algumas situações.
Leia mais:
'Tenham orgulho da sua cidade', afirma Tiago Amaral, prefeito eleito de Londrina
Aniversário de Londrina terá atrações culturais; confira a programação
Da tradição do café ao cinema: os ciclos da economia de Londrina
Representantes do poder público e sociedade civil projetam futuro de Londrina
"Quando um agente faz o trabalho de fiscalização sozinho, muitas vezes, encontra vários tipos de delitos não relacionados com sua área e, portanto, não pode fazer nada a respeito. Com todos juntos, dá para fazer um trabalho completo, com um levantamento total de cada região", avaliou o assessor.
Batista reiterou que a intervenção não será somente com relação aos serviços particulares, mas também envolve os procedimentos do próprio poder público e, em especial, da administração municipal. "É o momento ideal de localizar possíveis pontos onde a administração precise melhorar", afirmou.
Na próxima semana, será feita uma reunião para avaliar os resultados da primeira ação de fiscalização integrada. Após a mensuração do grau de eficácia da iniciativa, será definido um plano de ação para os próximos locais a serem visitados pelos agentes. De acordo com o assessor da Ordem Urbana e Rural, a previsão é que os trabalhos sejam realizados duas vezes por semana, nas quartas e sextas-feiras.