A Frente Parlamentar Contra a Prorrogação dos Contratos de Pedágio, criada pela Assembleia Legislativa do Paraná e a Câmara Municipal de Londrina realizam audiência pública nesta sexta-feira (dia 8), às 14 horas, na sede do Legislativo Londrinense com o tema "Contratos de Pedágio no Paraná e suas Consequências". O objetivo do debate, de acordo com o deputado estadual Tercilio Turini (PPS), que integra a Frente e está organizando a reunião juntamente com outros parlamentares e vereadores londrinenses, é permitir a participação da comunidade para reforçar o Movimento contra a renovação dos contratos.
Turini ressalta que o atual modelo de concessão do pedágio é extremamente prejudicial aos paranaenses e tem uma das tarifas mais caras do Brasil. "Mesmo cobrando valores exorbitantes, as concessionárias não executaram nem metade das obras previstas nos cadernos de encargos, faltando menos de cinco anos para terminar os contratos. Queremos que toda a sociedade participe das discussões para uma nova licitação do pedágio nas rodovias do Paraná", afirma.
Outros nove deputados da Frente Parlamentar Contra a Prorrogação dos Contratos de Pedágio estarão presentes a audiência pública em Londrina, entre eles Ademir Bier (PMDB), que coordena os trabalhos. Também confirmaram presença o procurador da República, Oswaldo Sowek; o presidente da Cooperativa Agroindustrial de Cascavel e diretor da Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar), Dilvo Grolli e o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Edson Luiz Campagnolo.
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Posicionamentos – Para o presidente da Câmara de Londrina, vereador Professor Fabinho (PPS) a possível prorrogação das concessões de pedágio no Paraná é uma questão que impacta praticamente todo o Estado. "A Câmara de Londrina e a sociedade civil organizada, assim como os deputados, precisam se posicionar. Eu já adianto que a minha posição é contrária, diante dos abusos que temos visto, mas logicamente temos que ouvir a sociedade como um todo para ver qual será o posicionamento do município e região em relação a esta nefasta renovação com as atuais empresas de pedágio", ressalta o vereador.
O presidente da Câmara defende ainda que se não houver outra alternativa senão manter os pedágios, as concessionárias devem ser escolhidas por meio de um processo de licitação transparente, que permita a redução das tarifas. "A Fiep (Federação das Indústrias do Paraná) já fez um estudo que deixou deixou bastante claro que pagamos o dobro do que deveríamos pagar, e que as obras são realizadas na metade da velocidade que deveriam ser feitas. Portanto, o pedagiamento no Paraná é muito oneroso para todos aqueles que usufruem das estradas", afirma o vereador, lembrando que já no ano passado um caminhoneiro gastava R$ 1,2 mil em pedágio para fazer o trajeto de ida e volta de Londrina ao Porto de Paranaguá.
Na manhã desta sexta-feira os parlamentares paranaenses participam em Maringá de audiência pública sobre o mesmo tema que já foi debatido em eventos semelhantes nas cidades de Ponta Grossa, Cascavel e Foz do Iguaçu, além do lançamento do Movimento em Curitiba. (Com informações da assessoria de imprensa do deputado Tercílio Turini)