A Câmara Municipal de Londrina lamentou, em nota enviada à imprensa nesta quarta-feira (29), o falecimento do advogado e vereador eleito para 6ª Legislatura (1969/73), José de Alencar Soares Cordeiro, de 76 anos, registrada durante a tarde de terça (28) após atropelamento na BR-369. O corpo do ex-vereador está sendo velado no saguão principal do Legislativo e o enterro será realizado às 17 horas no Cemitério São Pedro.
O advogado José de Alencar Cordeiro nasceu na cidade de Sacramento (MG). Foi eleito vereador em Londrina em 1969 pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB) com 765 votos. Renunciou ao mandato em maio de 1970 para assumir o cargo de diretor-presidente da Pavilon, convidado pelo prefeito à época, Dalton Fonseca Paranaguá. Assumiu a sua vaga no Legislativo o suplente Waldomiro Val.
Cordeiro também foi eleito presidente da Associação dos Advogados de Londrina, do Canadá Country Club e do diretório londrinense do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) durante a Ditadura Militar. O advogado era casado com a professora Vera Esperança Manella Cordeiro, que também ocupou uma cadeira na Câmara de Vereadores na 8ª (1977/83) e 9ª (1983/88) Legislaturas.