Londrina

Candidatos fazem prova de concurso público estadual em Londrina

15 abr 2024 às 09:00

Milhares de candidatos que concorrem a uma das 253 vagas no concurso público do Estado do Paraná tiveram que encarar a chuva, neste domingo (14), para prestar a prova. Em Londrina, a organização do concurso esperava 6.466 candidatos inscritos. 


A maior parte se concentrou na PUC (Pontifícia Universidade Católica). Por conta das obras do viaduto, os concurseiros precisaram optar por rotas alternativas para chegar até a universidade, o que gerou transtornos, lentidão e ansiedade. 


Com a abertura dos portões às 13h, muitas pessoas tiveram que descer do carro e ir até a universidade a pé para chegar a tempo.


A prova foi aplicada em seis cidades do Paraná: Curitiba, Cascavel, Francisco Beltrão, Guarapuava, Londrina e Umuarama, totalizando 35.640 candidatos. A maioria dos inscritos fez a prova em Curitiba, com 19.897 candidatos, seguido de Londrina, com 6.466. A organização da prova foi de responsabilidade do Instituto AOCP, de Maringá. 


Luiza Cabel Corteletti, diretora geral da Secretaria da Administração e Previdência, explica que as vagas são divididas de acordo com o nível de formação, sendo 203 vagas para candidatos com ensino superior e 50 para o nível médio e técnico. 


Dentre os cargos para nível superior com com maior número de vagas, estão os de Assistente Social (48), Administrador (45) e Contador (42); para o nível médio e técnico, estão enfermagem (24) e técnico de manejo e meio ambiente (9).


Um dos principais atrativos, segundo a diretora, são os salários iniciais, que variam de R$ 4 mil a mais de R$ 7 mil, além do auxílio alimentação, que é de R$ 634,74. 


“É um valor atrativo para o início de carreira ou até para quem já está em alguma carreira e quer fazer a transição”, aponta, complementando que o salário foi um dos principais chamarizes para atrair os mais de 35 mil inscritos. 


“A realização de um concurso público é a oportunidade de atrair novos profissionais que vão fortalecer o serviço público e isso impacta diretamente no atendimento ao cidadão paranaense”, afirma.


Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA:


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