A falta de cédulas para a emissão de carteiras de identidade, no Instituto de Identificação de Londrina gerou uma demanda reprimida de 1.600 documentos.
A expedição da primeira via das carteiras, que custa R$ 8,30, ficou suspensa por 15 dias, a partir do início de março. Para amenizar o problema, na semana passada, foram enviadas a Londrina, de emergência, 2.500 cédulas de identidade.
Apesar da demanda reprimda, na segunda-feira, o movimento no instituto foi considerado normal. Mas as pessoas que tiveram que esperar reclamaram. ''Ficar na fila é horrível'', reclamou Jane Maria de Camargo, 71 anos, que, apesar da idade, não teve preferência de atendimento para revalidar sua carteira.
Leia mais:
Banda Nova Funcart promove nova edição do festival de música neste domingo em Londrina
Feira Flua Cultura promove evento dos 90 anos de Londrina na Concha Acústica
Elevação do preço da carne pressiona inflação da cesta básica em Londrina
Distrito de Guaravera deve ficar sem água nesta segunda após manutenção de rede
Somente nesta terça-feira, quase três meses depois, o estudante Leonardo Scudeler, 15 anos, conseguiu retirar o documento feito em 7 de janeiro. Também foi o caso de uma garota de 13 anos, que não quis se identificar.
A menina reclamou do atendimento: ''Esta é a terceira vez que eu ou minha avó vem aqui''. Mais tranquilo, Luciano Aparecido Viana admitiu que ele atrasou a retirada da carteira, feita em setembro do ano passado.
Apesar das reclamações, a direção do instituto declarou que pretende agilizar a entrega das carteiras em Londrina para no máximo, em 35 dias, dez a menos que o prazo legal, que é de 45. Ao todo, no ano passado, o instituto forneceu 31.770 carteiras, certidões de antecedentes e outros documentos para a região.