Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
2,1 graus na escala Richter

Centro de Sismologia da USP registra tremores entre Ibiporã e Londrina

Fernanda Circhia
Reportagem Local
25 out 2018 às 19:04
- Sergio Ranalli/Grupo Folha
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Centro de Sismologia da USP (Universidade de São Paulo) registrou dois eventos de abalos sísmicos entre Ibiporã e Londrina na tarde de quarta-feira (24). No entanto, conforme o geólogo José Paulo Pinese, professor de geologia da UEL (Universidade Estadual de Londrina), apenas um tremor de 2,1 graus na escala Richter está no relatório do Centro de Sismologia. "O outro é considerado tão pequeno, que teve um registro menor que 0,8 graus. Ficou entre 0,5 e 0,6 graus na escala Richter. Ele foi uma réplica do tremor de 2,1 graus", relata. Os tremores foram registrados na área rural entre Ibiporã (zona sul) e Londrina (zonas norte e leste). "Por isso, moradores de bairros da zona norte e zona leste sentiram os tremores e ouviram um forte estrondo. Neste caso, já podemos descartar a ação de pedreiras, pois elas estão localizadas na parte norte de Ibiporã", ressalta.


Reprodução
Reprodução


Segundo o professor, os movimentos aparentemente se remetem à causas naturais, ou seja, são movimentações das rochas no subsolo. "Nós estamos dentro de uma placa tectônica, mas mesmo assim sofremos impactos internos desse processo. Não se verifica intervenção humana até o momento. Mas continuamos investigando", explica. "O fato das pessoas terem entrado no site do Centro de Sismologia e terem relatado o que sentiram na tarde de quarta, ajudou a calcular a intensidade dos abalos. Por isso, é muito importante relatar no site", acrescenta.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Outros tremores

Leia mais:

Imagem de destaque
Aprovado em primeira votação

Reajuste: Agentes de saúde e endemias de Londrina vão receber acima do piso nacional

Imagem de destaque
Cardiologista orienta

Cardíacos precisam de cuidado redobrado com a dengue; Londrina teve aumento de mortes

Imagem de destaque
Na próxima quarta

'Por que o intestino é considerado o segundo cérebro?' é tema de live da Associação Médica de Londrina

Imagem de destaque
Sábado de Aleluia

Segunda bênção aérea sobre Londrina terá participação de sacerdotes da Rádio Alvorada

Em Londrina e região, outros cinco episódios de tremor foram registrados este ano. Em janeiro, foram quatro eventos, que variaram entre 0,6 e 1,4 graus na escala Richter. E no mês de agosto, os moradores do Jardim Santa Rita, na zona oeste da cidade, sentiram um tremor de 0,8 graus na escala Richter, também considerado de baixíssima magnitude, de acordo com Pinese.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade