Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Nesta quarta-feira

Chuva chega com força e causa diversos estragos em Londrina

Redação Bonde
20 dez 2017 às 15:16

Compartilhar notícia

- Anderson Coelho//Grupo Folha
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A chuva que caiu no começo da tarde desta quarta-feira (20) causou estragos em Londrina. De acordo com a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), até as 15h foram relatados quatro pontos de dano na cidade.


Duas árvores caíram no entorno do cemitério São Pedro. A que veio ao chão na calçada em frente à CMTU, na Avenida Juscelino Kubitschek, próximo à esquina com a Rua Professor João Cândido, ocupou duas faixas de circulação, o que dificultou o tráfego dos veículos. Segundo a assessoria da companhia, agentes estavam no local por volta das 15h, juntamente com funcionários da Secretária do Meio Ambiente (Sema), para cortar a árvore.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Anderson Coelho//Grupo Folha
Anderson Coelho//Grupo Folha


O muro do cemitério São Pedro também cedeu devido à enxurrada. A queda do muro aconteceu em frente ao ponto de ônibus da Rua Professor João Cândido. "Aproximadamente 10 metros de muro caíram", conta o superintendente da Administração de Cemitérios e Serviços Funerários (Acesf), Tio Douglas.

Leia mais:

Imagem de destaque
Uma das cenas mais importantes

Atores voltam ao Calçadão de Londrina para gravar 'Assalto à Brasileira'

Imagem de destaque
No domingo (8)

Obras afetam abastecimento de água em bairros da Zona Oeste de Londrina e Leste de Cambé

Imagem de destaque
Nesta sexta-feira

Programa de rádio coloca londrinenses em rede nacional

Imagem de destaque
Projeto esportivo

Encabeçada pelo Londrina EC, plataforma da Squadra chega a cinco clubes


A Secretaria de Obras estava em ação conjunta com a Acesf, durante a tarde, para retirar os entulhos do muro da calçada, diz o superintendente. "Já entramos em ação com as máquinas no local, no entanto, a retirada dos entulhos teve de ser feita com a mão pelos funcionários da Acesf."

Publicidade


Reprodução//Acesf
Reprodução//Acesf


Tapumes serão instalados pelos servidores da administração. Tio Douglas disse ainda que espera que a situação esteja normalizada até o final desta tarde e, assim, liberar a calçada e o ponto de ônibus para utilização.


Um trecho da Rua Goiás, entre a Rua Pernambuco e a Rua Professor João Cândido, foi interditado. De acordo com a CMTU, o acúmulo de água – ultrapassando os 20 centímetros – fez com que alguns estacionamentos dos prédios locais alagassem. Os agentes estavam na localidade, que ficaria interditada até que houvesse o escoamento do aguaceiro.

Publicidade


Também houve interdição na Rua Sergipe, no trecho que cruza com a Avenida JK. Ali, a chuva abriu uma cratera no asfalto e deixou um semáforo intermitente. Agentes da CMTU foram ao local.


Anderson Coelho//Grupo Folha
Anderson Coelho//Grupo Folha


Anderson Coelho//Grupo Folha
Anderson Coelho//Grupo Folha


No final da tarde desta quarta-feira, Tio Douglas afirmou que os entulhos do muro já haviam sido recolhidos. "Tudo normalizado, iniciando a colocação dos tapumes e a liberação da rua", contou.

Publicidade


Reprodução//Acesf
Reprodução//Acesf


No entanto, o coordenador-adjunto da Defesa Civil, Demerval Anderson do Carmo, disse que a população deve evitar transitar nas proximidades do muro, já que há riscos de novos desabamentos.


A Defesa Civil ainda constatou até o momento 12 quedas de árvores na região central da cidade. Também houve alagamentos - o bairro mais atingido foi a Vila Portuguesa, com cerca de 20 residências alagadas.

Publicidade


Segundo o coordenador, os serviços meteorológicos apontaram que os ventos chegaram a 60 quilômetros por hora, principalmente na área central da cidade. "A chuva foi intensa e rápida. Assim que cessou, as casas alagadas na Vila Portuguesa já começaram a voltar à normalidade, então os moradores não precisaram ser deslocados", explicou.


Na Maternidade Municipal Lucilla Balallai, algumas pacientes foram transferidas de salas, por conta dos danos causados pela chuva e ventos na enfermaria, sala de puerpério e posto de enfermagem. A equipe de Manutenção da Secretaria Municipal de Saúde já foi encaminhada ao local, e os atendimentos prosseguem normalmente.


A Prefeitura lembra que em caso de alagamentos, desabamentos ou quedas de árvores em vias públicas, a população deve informar a Defesa Civil no telefone 199, ou o Corpo de Bombeiros, no 193.

(Atualizada às 18:35)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo