A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) autuou duas clínicas odontológicas em Londrina, na manhã desta segunda-feira (1º), por descarte irregular de resíduos. Desta vez, a denúncia veio de moradores do Jardim Santa Rita 5, zona oeste da cidade.
No local, foram encontrados moldes de gesso utilizados na confecção de aparelhos ortodônticos. Segundo o gerente de resíduos da CMTU, Gilmar Domingues, havia capas de raio-x com a devida identificação dos pacientes. "A quantidade é equivalente a uma carriola", exemplificou Domingues. Também havia um banner de propaganda de uma das clínicas.
Os estabelecimentos foram notificados e devem comparecer à CMTU até quarta-feira (3), a fim de apresentar o plano de gerenciamento, cujos documentos detalhem os resíduos produzidos e as destinações adequadas. "Neste caso, já detectamos que não houve destinação correta e as clínicas serão punidas com base na lei 11.468/2011, que institui o Código de Posturas do Município", explicou. A multa pode variar de R$ 60 a R$ 3 mil.
Leia mais:
Ippul sugere plano com 20 ações para modernizar o Centro de Londrina; saiba quais
Com Murilo Benício, filmagens de 'Assalto à Brasileira' começam em Londrina
Passeios de pedalinho no Igapó 2 podem ser feitos até as 23h em Londrina
Código de Posturas será debatido em audiência pública na Câmara de Londrina
O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) também esteve no local, juntamente com a Guarda Municipal (GM). O nome das clínicas ainda não foi divulgado.