A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) de Londrina iniciou hoje (dia 13) a instalação de um radar de velocidade em trecho da avenida Dez de Dezembro (Via Expressa), em frente ao 4° Distrito Policial (região leste), no sentido bairro-centro. O equipamento será avaliado tecnicamente por três dias, a partir de segunda-feira (dia 16), conforme previsto na licitação em andamento na companhia.
Segundo o presidente da CMTU, Mauro Yamamoto, o equipamento está sendo instalado pela empresa Dataprom - Equipamentos e Serviços de Informática Industrial Ltda, de Curitiba, única a apresentar proposta no processo licitatório. O asfalto da avenida foi cortado para instalação do sensor, que automaticamente aciona as três câmeras instaladas, que cobrem as três pistas da avenida.
De acordo com a licitação, serão instalados gradativamente em Londrina 47 radares de velocidade, priorizando os pontos de maior ocorrência de acidentes. Além de medir a velocidade, os radares também terão a função de um portal de segurança, podendo fornecer dados em tempo real para a Polícia Militar, monitorando veículos suspeitos.
Leia mais:
Aniversário de Londrina terá atrações culturais; confira a programação
Da tradição do café ao cinema: os ciclos da economia de Londrina
Representantes do poder público e sociedade civil projetam futuro de Londrina
‘Londrina é uma cidade impressionante’, diz prefeito Marcelo Belinati
O diretor de Trânsito da CMTU, Álvaro Grotti Júnior, afirmou nesta sexta-feira (13) que a principal causa de acidentes graves, principalmente atropelamentos ocorridos na cidade, é o excesso de velocidade praticado pelos motoristas. "No ano passado registramos 298 atropelamentos em Londrina, que resultaram em 29 vítimas fatais. Temos de adotar medidas para conter a violência no trânsito, já que muitos motoristas desrespeitam a legislação vigente", disse Grotti.