A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) multou 547 motoristas pelo uso indevido das faixas exclusivas para ônibus no período entre 1º de janeiro e 31 de outubro deste ano.
A média é de menos de duas multas diárias por causa da infração considerada leve com valor de R$ 53,20 e três pontos na carteira. "O número de autuações é baixo e a companhia não tem condição de colocar um agente permanente em cada trecho de faixa exclusiva", avaliou o diretor de Trânsito da CMTU, Diogenes Gonçalves.
No entanto, ele lembrou que o número de reclamações é muito alto, principalmente de usuários do transporte coletivo devido ao atraso provocado durante o trajeto por veículos que trafegam irregularmente no espaço reservado ao ônibus.
Leia mais:
'Tenham orgulho da sua cidade', afirma Tiago Amaral, prefeito eleito de Londrina
Aniversário de Londrina terá atrações culturais; confira a programação
Da tradição do café ao cinema: os ciclos da economia de Londrina
Representantes do poder público e sociedade civil projetam futuro de Londrina
Por conta disso, a CMTU promete intensificar a fiscalização no final do ano com o maior fluxo de veículos que transitam na cidade durante o período de compras.
As faixas exclusivas estão localizadas na rua Professor João Cândido e nas avenidas Duque de Caxias, Leste-Oeste,Rio Branco, Winston Churchill e Francisco Gabriel Arruda. Os motoristas podem trafegar na rua João Cândido e avenida Duque de Caxias das 19h às 7h e nas demais vias entre as 20h e 7h.
Além dos ônibus, os taxis também pode utilizar a faixa exclusiva quando estão transportando passageiros.