Está em tramitação na Câmara Municipal de Londrina projeto de lei que cria o novo Código de Posturas do Município da cidade e a principal polêmica é o horário do comércio.
Conforme o projeto do Executivo, o expediente nos estabelecimentos comerciais seria flexibilizado: as lojas poderiam das 8 às 20 horas, de segunda a sábado. Os comerciantes poderiam escolher o melhor horário de atendimento.
Porém, o vereador Jacks Dias (PT) apresentou um substitutivo que altera significativamente a proposta, fixando o horários de aberta das lojas no mesmo horário em que funcionam hoje: das 9 às 18, de segunda à sexta-feira; e de 9 às 13 horas aos sábados. Em um sábado por mês, as lojas poderiam abrir durante todo o sábado, até às 18 horas.
Leia mais:
'Tenham orgulho da sua cidade', afirma Tiago Amaral, prefeito eleito de Londrina
Aniversário de Londrina terá atrações culturais; confira a programação
Da tradição do café ao cinema: os ciclos da economia de Londrina
Representantes do poder público e sociedade civil projetam futuro de Londrina
A propostas do Executivo foi aprovada nas conferências que discutiram o novo Plano Diretor, já que o Código de Posturas é um dos oito projetos que fazem parte do plano.
Porém, ela não agradou aos funcionários do comércio. "Hoje as empresas já não respeitam os direitos dos trabalhadores; se flexibilizar, vai haver ainda mais exploração", disse o secretário do Sindicato dos Comerciário, Célio Vila.
O substitutivo ao novo Código de Posturas foi encaminhado ao Conselho Municipal da Cidade para ser analisado. Somente quando o parecer estiver pronto é que a proposta voltará à Câmara par votação.