Atuando no segundo mandato como conselheiro tutelar em Londrina, José César Ramalho foi preso nesta semana sob a acusação de abuso sexual contra uma adolescente de 16 anos. A vítima, inclusive, era atendida pelo servidor público durante o assédio, que foi gravado. As imagens foram repassadas pela menor ao Ministério Público, que ingressou com pedido de prisão.
A ordem judicial foi despachada na sexta-feira (22). Ramalho foi detido preventivamente, encaminhado ao 4º Distrito Policial (DP) e depois transferido para a Penitenciária Estadual de Londrina. Segundo a denúncia, "o conselheiro teria mudado de comportamento durante o atendimento à adolescente, pendendo para o lado sexual".
A Promotoria da Vara da Infância e Juventude suspeita da existência de outras vítimas. Ramalho era presidente do Conselho Tutelar da região central, na rua Belém. Na primeira eleição, em 2011, ele foi o segundo candidato mais votado, arrematando 526 votos. Em 2015, em um novo pleito, foi reeleito para o cargo. Após ser preso, o conselheiro foi afastado da função.
Leia mais:
Livre Teatro estreia novo espetáculo em Londrina neste final de semana
Londrina EC promete ter até 15 reforços para disputar o Campeonato Paranaense
Quarta-feira será de tempo instável e temperatura amena em Londrina e na região
Confira o cardápio do Restaurante Popular de Londrina desta quarta-feira
A delegada do Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente (Nucria), Lívia Pini, confirmou que abriu inquérito para investigar Ramalho em outro caso. Ele teria abusado sexualmente de mais uma adolescente, também atendida pelo conselheiro. A investigação é mantida sob sigilo.
A reportagem do Portal Bonde tentou contato com a defesa de Ramalho, mas não obteve sucesso. Porém, a revogação da prisão já foi solicitada ao poder judiciário.