Para agilizar os processos de primeira habilitação em Londrina, no Norte do Estado, o Departamento de Trânsito do Paraná vai aumentar o número de atendimentos na região. Somente neste fim de semana (1 e 2 de setembro), serão abertas 550 vagas extras de exames práticos de direção na categoria B. A iniciativa faz parte de mutirões que o Detran faz desde 2011. Só neste ano, de janeiro a agosto, foram 18 eventos em todo Estado, atendendo 4 mil candidatos.
De acordo com o diretor-geral da autarquia, Marcos Traad, a intenção é normalizar o atendimento nas cidades que registram maior demanda reprimida. "Não permitiremos que a conquista da primeira habilitação seja prejudicada por falta de vagas. Reduzimos em até 50 dias o prazo de espera por exames práticos e teóricos na comparação com dezembro de 2010", afirma.
POSTO – Em Londrina, o desabamento da marquise do prédio onde funcionava o posto central, ocorrido no último mês de abril, prejudicou o atendimento aos usuários de forma geral. Os serviços foram transferidos para a sede da Ciretran, que recebeu reforço no quadro de servidores e intensificou o atendimento das 8h às 14 horas.
Leia mais:
Jornalista da Folha de Londrina ganha prêmio de Ciência e Tecnologia
Londrina Iluminação completa dez anos nesta terça
Com entrada gratuita, Londrina Mais Histórias começa nesta quinta no Parque Ney Braga
Londrina conta com mais de 500 oportunidades de emprego nesta semana
O antigo prédio do posto era alugado e o proprietário não concordou com as mudanças estruturais, de segurança e acessibilidade exigidas pelo Detran. O impasse atrasou a mudança, que deve acontecer ainda neste ano. Um novo imóvel está sendo avaliado pela equipe de engenharia do Departamento.
"As novas instalações terão todos os itens de acessibilidade para o cidadão, como rampas de acesso para portadores de necessidades especiais. A previsão é que em cerca de 40 dias os serviços do posto sejam retomados", disse o coordenador da assessoria de Assuntos Operacionais, Abdo Tarbine.
Mais amplo, o espaço também passará a oferecer mais serviços, como a prova teórica para primeira habilitação e a vistoria veicular, que antes só eram feitos na Ciretran.