A empresa Delmondes & Dias, acusada de fornecer um curso de formação incompleto aos guardas municipais de Londrina, vai ser obrigada a terminar o treinamento. O caso, que rendeu investigações no Ministério Público e na Câmara de Vereadores, foi relembrado pelo atual secretário municipal de Defesa Social, major Raul Vidal. A empresa teria recebido R$ 39 mil por aulas de tiro que não foram ministradas à Guarda Municipal. A firma, de Campo Grande (MS), foi multada em R$ 273 mil por causa das irregularidades. "A Delmondes já recebeu o dinheiro e precisa fornecer o treinamento", destacou o major.
O secretário disse que já entrou em contato com representantes da empresa e marcou, para a próxima segunda-feira (19), uma reunião para discutir a situação. "Só assim vamos conseguir recuperar um dinheiro que, até então, acabou desperdiçado pela administração municipal", ressaltou.
A Secretaria de Defesa Social também quer a ajuda do Governo do Estado para armar os guardas municipais. "Fui muito bem recebido pelo secretário estadual de Segurança Pública, Cid Vasques. Ele disse que a situação de Londrina vai ser analisada pela assessoria jurídica da secretaria", contou. A prefeitura quer que a Polícia Militar ministre parte das aulas de tiro à Guarda. Para isso, precisa de autorização da Secretaria de Segurança. "Se tudo der certo, vamos refazer o convênio e deixar tudo pronto para a próxima administração", garantiu o secretário de Defesa Social.