Normalmente, quando se fala em concerto de violão erudito no Brasil, o repertório se dirige quase automaticamente a Villa-Lobos ou Joaquin Rodrigo, com seu ‘Concerto de Aranjuez’. É justamente para nadar contra a maré que o violonista Fábio Zanon escolheu uma peça menos conhecida dos brasileiros para a apresentação de hoje com a Orquestra de Câmara Solistas de Londrina.
A Orquestra, que está completando três anos, toca a partir das 20h30 no Teatro Crystal Palace, em Londrina. O concerto é um especial de Natal e tem entrada franca. É a oportunidade de conferir a desenvoltura de Zanon, instrumentista que há anos vem se destacando no exterior.
‘Concerto nº 1 para Violão e Cordas’, de Mauro Giuliani, é uma das poucas obras compostas para violão e orquestra de cordas. O compositor foi um importante violonista, contemporâneo de Paganini, o que explica seu caráter virtuosístico. ‘É um concerto bem-humorado’, comenta Zanon. Além de Giuliani, o repertório traz obras de Corelli, Bela-Bartók e Grieg.
Leia a matéria completa na Folha de Londrina/Folha do Paraná