Das 33 fitas cassete apreendidas há cerca de 15 dias na reitoria da Universidade Estadual de Londrina (UEL), cinco contêm gravações de conversas do então chefe de gabinete do reitor Jackson Proença Testa, Itaicy Mendonça, com outras pessoas. O Instituto de Criminalística (IC), que analisa o material e já constatou escuta telefônica ilegal na instituição, trabalha com a hipótese de que as conversas foram realizadas na sala de Itaicy (afastado do cargo) e que ele seria o responsável pelas gravações.
As informações foram confirmadas pela Folha junto a fontes do instituto, que deve entregar a análise do material na segunda-feira à Polícia Civil. Os promotores de Defesa do Patrimônio Público, Bruno Galatti e Solange Vicentin, estiveram na quinta-feira à noite na sede do IC e ouviram as gravações – que teriam relação com a investigação que apura denúncias de corrupção envolvendo a reitoria da UEL.
As gravações analisadas pelo instituto trazem conversas de mais de dois interlocutores. "Algumas gravações não devem ser de escutas telefônicas ilegais, pois há mais de duas pessoas conversando" informou um funcionário, que confirmou a presença da voz de Itaicy no material analisado.
Leia mais:
Banda Nova Funcart promove nova edição do festival de música neste domingo em Londrina
Feira Flua Cultura promove evento dos 90 anos de Londrina na Concha Acústica
Elevação do preço da carne pressiona inflação da cesta básica em Londrina
Distrito de Guaravera em Londrina deve ficar sem água nesta segunda após manutenção de rede
Nas fitas há muitas gravações de músicas e matérias veiculadas pelas imprensa radiofônica. A fita de vídeo com o nome do ex-secretário de Governo Wilson Mandelli, achada no meio do material apreendido na reitoria da UEL, contém gravações de matérias veiculadas pela TV. Segundo a Folha apurou, também haveria gravações envolvendo discussões com sindicalistas e conversas antigas, como uma de 1998, sobre o destino de uma verba oriunda da construção da pista de atletismo.
Uma das curiosidades encontradas pelos peritos é uma conversa entre Itaicy e um interlocutor: "Primeiro ele diz que por 10 mil, 10 mil e 500 vai dar. Depois, o interlocutor especula que se esperar mais um pouco dá para conseguir 17 mil. No final, descobrimos que estavam falando do número de inscritos do vestibular da UEL", contou um dos peritos. Itaicy não foi encontrado ontem pela Folha.