Uma parceria firmada entre a Sociedade Rural do Paraná e a Ong Meio Ambiente Equilibrado (MAE), entidade ambientalista de Londrina, vai propiciar que a ExpoLondrina 2010 reduza e neutralize as emissões de gases de efeito estufa (GEE). Outra ação ambiental, proporcionada pela parceria, será a realização inédita do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos do evento.
"São projetos importantes. A SRP tem preocupação e compromisso com o meio ambiente e vem, a cada ano, avançando na implementação de ações ambientais", comentou o presidente da SRP, Alexandre Kireeff.
A redução e neutralização das emissões de GEE serão contempladas pelo projeto Ambiente Neutro. Após calcular toda a movimentação da festa - público esperado de 500 mil – a Ong transformará o total de Gás Carbônico (CO2) em árvores nativas, que serão plantadas no Corredor Ecológico Parque Arthur Thomas-Tibagi, a maior área de conservação em processo de recuperação ambiental em Londrina. Este trabalho teve início há três anos.
Leia mais:
Feira Flua Cultura promove evento dos 90 anos de Londrina na Concha Acústica
Elevação do preço da carne pressiona inflação da cesta básica em Londrina
Distrito de Guaravera em Londrina deve ficar sem água nesta segunda após manutenção de rede
Sétima vala para despejo de rejeitos será aberta no aterro sanitário de Londrina
Para o cálculo certificado pela Ong MAE são avaliadas as informações sobre a movimentação para realizar a ExpoLondrina 2010 referentes aos gastos com energia elétrica, consumo de combustíveis dos meios de transporte, quantidade de lixo produzido e outros itens específicos. Em crescimento, as árvores plantadas absorvem a quantidade de carbono emitidas para atmosfera e transformam tudo na matéria que compõe o tronco das plantas.
No local, a Ong MAE mapeou e registrou com câmeras adaptadas a existência de 17 espécies de mamíferos em risco de extinção, que precisam da floresta recomposta como garantia de vida. O corredor tem 30 km e conecta o parque Arthur Thomas, a Fazenda Refúgio, o Parque Daisaku Ikeda e centenas de propriedades rurais às margens do Ribeirão Três Bocas até o Rio Tibagi.
Estudos
Já o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos vai identificar, pela primeira vez na história da ExpoLondrina, os diferentes tipos e fontes geradores de resíduos em todos os setores da feira, com indicações de como solucionar cada um de acordo com a destinação mais apropriada.