A primeira semana de fiscalização do respeito à faixa de pedestre em Londrina foi negativa para os motoristas infratores: 422 foram multados em apenas três dias, entre segunda e quarta-feira. Na quinta foi feriado e os números desta sexta (4) ainda não foram totalizados, informou na manhã deste sábado (5) o presidente da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), André Nadai.
Cerca de 15 agentes a cada turno estão fiscalizando pelo menos 50 pontos considerados problemáticos, onde os motoristas efetivamente não dão preferência à travessia dos pedestres. Neste sábado, os agentes estão atuando apenas na fiscalização normal de trânsito.
"Eu esperava que o número de infrações fosse menor, uma vez que fizemos a campanha de conscientização durante nove meses", disse Nadai, referindo-se à campanha Pé na Faixa, que além de pintar faixas de pedestre obscurecida e afixar placas, fez blitz de orientação e distribuiu adesivos. "Agora chegou a hora de os motoristas colocarem as informações em prática".
Leia mais:
'Tenham orgulho da sua cidade', afirma Tiago Amaral, prefeito eleito de Londrina
Aniversário de Londrina terá atrações culturais; confira a programação
Da tradição do café ao cinema: os ciclos da economia de Londrina
Representantes do poder público e sociedade civil projetam futuro de Londrina
De acordo com Nadai, a fiscalização em relação à parada para a passagem do pedestre será frequente e continua nesta semana. "Será uma atividade constante dos agentes".
A multa para que não respeitar a faixa de pedestre é de R$ 192, considerada infração grave e acarretando, portanto, a perda de sete pontos na carteira de habilitação do condutor.
Nas faixas de pedestre com semáforo, vale a regra luminosa: os pedestres devem esperar quando sinal estiver verde para os veículos.