A organização do vestibular da Universidade Estadual de Londrina (UEL) viveu mais um dia tranquilo nesta terça-feira. Nenhum atraso ou problemas com a segurança foi registrado pela Comissão Permanente de Seleção (Copese). As provas do dia foram de História, Geografia e Língua Estrangeira. Nesta quarta-feira, último dia do concurso, é a vez de Matemática e Física, com 20 questões cada. Até agora, apenas 4,8% dos inscritos haviam desistido de prestar o vestibular, totalizando 1.334 inscritos. O índice ainda está abaixo do concurso realizado em julho do ano passado, quando 1.444 candidatos já haviam desistido até o terceiro dia.
A UEL continua utilizando detectores de metal na entrada dos candidatos às salas e nas portas dos banheiros, durante o período de prova. Segundo o presidente em exercício da Copese, professor Bianco Zalmora Garcia, são 130 equipamentos para evitar possíveis fraudes. A última tentativa foi registrada em 1996.
Entre os 27.794 inscritos há apenas um estrangeiro, que comprovadamente reside fora do País. Marcos Benjamin Garcia Ruiz, de 20 anos, morador de Ciudad del Este, tenta uma vaga no curso de Medicina e diz que ficou surpreso por ser o único paraguaio inscrito no concurso. ''Como é relativamente perto (apenas oito horas de viagem), achei que teria mais candidatos.''
Os gabaritos das provas realizadas nesta quarta-feira estarão disponíveis a partir das 20 horas aqui no Bonde