Londrina

Iniciativa londrinense recebe o "Oscar da Água"

31 dez 1969 às 21:33

O Prêmio ANA 2008, conhecido como "Oscar da Água", foi entregue na noite desta quinta-feira (4) no auditório da Caixa Cultural de Brasília. Foram premiadas iniciativas que contribuam para a gestão e o uso sustentável das águas brasileiras.

Entre os vencedores, uma iniciativa londrinense: realizado pelo Consórcio para Proteção Ambiental da Bacia do Rio Tibagi (Copati), de Londrina, o Projeto de Educação Ambiental Pingo d’Água visa a proteger e recuperar o ecossistema da bacia do rio Tibagi, com o envolvimento de professores e alunos de ensino fundamental. Para atingir este objetivo, o Copati capacita professores e aplica o projeto em sala de aula. Como resultado, mais de 128 mil estudantes e 12 mil professores de 36 municípios já foram impactados pela ação.


Dos 272 trabalhos inscritos no Prêmio ANA 2008, a Comissão Julgadora, composta de pessoas com notório saber em recursos hídricos, selecionou 18 iniciativas finalistas, sendo três em cada categoria. Cinco foram os critérios de avaliação utilizados: efetividade; impactos social, cultural e ambiental; potencial de difusão/replicação; adesão e participação social; e originalidade.

Assim como em 2006 – quando Paraíba, Pernambuco e Santa Catarina saíram vencedores, a pluralidade dos estados ganhadores se manteve. Iniciativas do Rio Grande do Norte, Goiás, Paraná, Ceará e São Paulo (2) ganharam o Troféu Prêmio ANA. Há desde ações de divulgação de informações sobre a importância da conservação e do uso racional da água até a formação de jovens como multiplicadores de boas práticas ambientais.


Continue lendo