O inverno que se inicia no próximo dia 21 já dá seus primeiros sinais, pelo menos na paisagem de Londrina. Os ipês, árvores típicas da estação, começam a florescer e embelezar a cidade. A próxima estação chega com a promessa de ser tão quente quanto está sendo o outono. De acordo com o Instituto Ambiental do Paraná (Iapar) a tendência é que as temperaturas sejam bem amenas. "No ano passado, a média foi de 18 graus; neste inverno o clima não deve ser tão rigoroso", afirmou o meteorologista do Iapar, Lizandro Jacobsen.
O meteorologista explica que as temperaturas altas do período podem estar relacionadas com o fenômeno El Niño, que é caracterizado pelo aquecimento das águas do Oceano Pacífico. "Esse fenômeno provoca alterações no clima". Mas ele ressalta que o El Niño ainda não está confirmado.
As altas temperaturas do outono podem ser explicadas por um fenômeno conhecido como veranico, que seria o verão fora de época. De acordo com Jacobsen, o veranico sempre acontece em períodos de clima seco, com frequência no mês de maio, mas também pode ocorrer nos meses de junho, julho e agosto. "Estamos há 22 dias sem chuva, clima muito propício para o veranico", afirmou.
Leia mais:
'Tenham orgulho da sua cidade', afirma Tiago Amaral, prefeito eleito de Londrina
Aniversário de Londrina terá atrações culturais; confira a programação
Da tradição do café ao cinema: os ciclos da economia de Londrina
Representantes do poder público e sociedade civil projetam futuro de Londrina
De acordo com o Iapar, nos próximos cinco dias o clima deve continuar quente e sem chuva. Uma massa de ar quente muito forte, está estacionada sobre o Paraná, e impede a chegada da frente fria que está mais ao sul do País.
*Leia mais na edição deste sábado da Folha de Londrina
Acompanhe esta notícia e outras relacionadas a este assunto no serviço WAP e SMS dos celulares da Global Telecom.