Os ipês-brancos estão ornamentando e fazendo uma sombra agradável aos londrinenses neste agosto com temperaturas que ultrapassam os 30º.
Com o nome cientifico Tabebuia roseo Alba, o ipê-branco tem sua floração muito breve, pois dura apenas dois dias por ano, por volta de agosto e às vezes se repete após um mês.
A árvore possui uma altura média que varia de 7 a 16 metros, muito utilizada em perímetro urbano, em ruas e avenidas. Como não possui um porte muito grande, ao contrário do ipê-roxo que pode chegar a 35 metros, o tamanho da árvore facilita a poda e outros cuidados.
Leia mais:
'Tenham orgulho da sua cidade', afirma Tiago Amaral, prefeito eleito de Londrina
Aniversário de Londrina terá atrações culturais; confira a programação
Da tradição do café ao cinema: os ciclos da economia de Londrina
Representantes do poder público e sociedade civil projetam futuro de Londrina
Segundo o biólogo da Secretaria Municipal do Ambiente (Sema), Paulo César Dolibaina, uma das muitas vantagens do ipê-branco é a resistência, além de não danificar a calçada.
Londrina possui as três espécies de ipês, que podem ser encontrados espalhadas pela cidade. Na avenida Bandeirantes e nas ruas Borba Gato e Paes Leme, os londrinenses vão encontrar os ipês-brancos. Na avenida arcebispo Dom Geraldo Fernandes, conhecida como Leste–Oeste, irá encontrar a espécie ipê-amarelo. No centro Cívico, em frente à Câmera de Vereadores, estão todas as espécies, inclusive o ipê-roxo.
Informações da Prefeitura de Londrina