João Paulo Mendes dos Santos, que entrou em coma por tomar anabolizantes indicados para cavalos e deficientes físicos, continua internado em um dos corredores do pronto-socorro do Hospital Universitário (HU) de Londrina. Ele espera, desde a sexta-feira (7), por uma vaga na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da institutição.
Segundo a assessoria de imprensa do HU, a unidade segue superlotada. Mas, apesar de estar no pronto-socorro, o jovem está recebendo a mesma assistência de um leito de UTI.
Segundo o setor de Serviço Social do hospital, o jovem de 18 anos continua em estado gravíssimo. No entanto, o paciente, que chegou a entrar em coma, já recuperou a consciência. Ele respira com a ajuda de aparelhos.
Leia mais:
'Tenham orgulho da sua cidade', afirma Tiago Amaral, prefeito eleito de Londrina
Aniversário de Londrina terá atrações culturais; confira a programação
Da tradição do café ao cinema: os ciclos da economia de Londrina
Representantes do poder público e sociedade civil projetam futuro de Londrina
Santos está recebendo a atenção especial de uma equipe de plantonistas e endocrinologistas do Hospital Universitário. O uso dos anabolizantes fez com que o jovem tivesse uma trombose cerebral grave. A formação de coágulos de sangue em vaso sanguíneo causou danos no cérebro do rapaz, mas ainda não se sabe a extensão das lesões e se elas serão permanentes.
Santos já passou por uma bateria de exames. Os médicos querem saber também se o problema foi causado, realmente, pelo uso de anabolizantes.
Segundo familiares, o jovem começou a tomar a medicação há quinze dias para ganhar massa corporal e a transformação física que ele obteve nas duas semanas foi brutal. O jovem teria tomado 20 vezes a mais da dose indicada.