O prefeito Alexandre Kireeff assinou nesta quarta-feira (27) um decreto municipal que determina às concessionárias de automóveis o plantio de uma muda de árvore para cada veículo novo vendido em Londrina. "Com isso, será feita a compensação da emissão do carbono através do plantio de uma árvore. A medida vai, evidentemente, colaborar com as políticas do Plano Diretor de Arborização", salientou o prefeito.
O decreto, que regulamenta da Lei Municipal nº 10.766, de 23 de setembro de 2009, é mais uma ação do programa Bandeira Verde que visa promover uma melhor cobertura arbórea e preservação do meio ambiente.
O decreto vai abranger carros que gerem Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) com alíquotas na ordem de 3,5%, conforme prevê a Lei Estadual 14.260/2003 e recentemente alterada pela Lei Estadual 18.371/2014. Excluem-se os seguintes veículos: ônibus, micro-ônibus, caminhões e motocicletas.
Leia mais:
'Tenham orgulho da sua cidade', afirma Tiago Amaral, prefeito eleito de Londrina
Aniversário de Londrina terá atrações culturais; confira a programação
Da tradição do café ao cinema: os ciclos da economia de Londrina
Representantes do poder público e sociedade civil projetam futuro de Londrina
De acordo com o texto, as concessionárias deverão protocolar, anualmente, na Secretaria Municipal do Ambiente (Sema), um relatório de vendas com o detalhamento e a documentação comprobatória de quantidade de carros novos vendidos. O primeiro cadastramento deverá ser apresentado até 31 de junho de 2015, com informações sobre os carros comercializadas entre de 1º de junho de 2014 e 31 de maio de 2015.
Por sua vez, após análise dos documentos, a Sema terá até o dia 31 de agosto para expedir a autorização do plantio de árvores obedecendo os seguintes critérios: indicação do local para o plantio, apresentação da relação de espécies a serem plantadas, quantidade e porte de mudas a serem plantadas e indicação do espaçamento entre as mudas.