A Comissão Especial da Câmara de Vereadores de Londrina, designada pela portaria 70/2013 para discutir soluções aos atuais problemas do Residencial Vista Bela (zona Norte), agendou reunião de trabalho para a próxima quarta-feira (3/4), às 9h, no plenário do Legislativo. Para o encontro já foram convidados representantes de diversas entidades e órgãos públicos entre eles, secretarias e empresas municipais (COHAB, IPPUL, CMTU e FEL); subseção da OAB, SANEPAR, COPEL, construtoras responsáveis pela obra, Mitra Arquidiocesana, Conselho de Pastores, 5º Batalhão da Polícia Militar, universidades, entidades do sistema FIEP, SESC, SENAC, ACIL, Sinduscon, LBV e Instituto Fazer.
A vereadora Sandra Graça (PP) que preside a Comissão Especial disse que é consenso entre os vereadores a necessidade do desenvolvimento de ações imediatas no Residencial Vista Bela visando resgatar a autoestima dos moradores e a credibilidade do Poder Público. A comissão é composta ainda pelos vereadores Vilson Bittencourt (PSL), vice-presidente; Gustavo Richa (PHS), relator Gaúcho Tamarrado (PDT) e Tio Douglas (PTB) como membros.
Uma das primeiras medidas, de acordo com a vereadora, é verificar a destinação de verba do orçamento municipal para a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) naquele local e, paralelamente, a população deverá ser atendida por profissionais que poderão utilizar um ônibus itinerante equipado com o material necessário na área da saúde. Já o vereador Gustavo Richa defendeu a possibilidade da criação de um mutirão de advogados para assegurar aos moradores apoio jurídico nas diferentes questões, iniciativa que poderá ser viabilizada por meio de parceria com o Escritório de Aplicação de Assuntos Jurídicos da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e outras universidades.
Leia mais:
Londrina conquista certificado por eliminar transmissão vertical do HIV
Concerto da Osuel com obras de Mozart e Beethoven fecha a temporada 2024
Leilão da Cidade Industrial em Londrina será retomado dias 11 e 12 de dezembro
Livre Teatro estreia novo espetáculo em Londrina neste final de semana
Educação - Outras demandas dos moradores já identificadas como urgentes pelos vereadores estão relacionadas à área da educação. Diante da grande concentração de famílias no Vista Bela, é imprescindível o criação imediata de uma creche e de salas de aula que poderão funcionar em locais adaptados e já existentes, enquanto a direção da Secretaria Municipal de Educação viabiliza os recursos financeiros para a construção de equipamentos municipais. Já o Governo do Estado iniciou recentemente procedimentos administrativos para a construção de escola estadual para atendimento de alunos da região.
Ainda de acordo com a vereadora Sandra Graça é inegável que ocorreu uma grande falha do poder público na implantação do empreendimento, totalmente desprovido de equipamentos para atendimento dos moradores, mas neste momento esta omissão não será o foco do trabalho dos vereadores e sim a formação de uma rede de apoio e solidariedade para a solução das atuais demandas. "A atual administração trabalha para solucionar algumas questões, o que somente será possível no médios e longos prazos. Por isso a nossa intenção é reunir diversas entidades e empresas de diferentes segmentos para viabilizar ações de curto prazo com o objetivo de minimizar os problemas vividos diariamente pelos moradores do Vista Bela", afirmou a vereadora.
Para Sandra Graça é importante ter em mente que Londrina recebeu a maior planta do programa federal Minha Casa, Minha Vida o que garantiu moradia para mais de 2.500 famílias. "Como o Poder Público falhou na instalação de infraestrutura adequada, vamos tentar criar uma rede de apoio para viabilizar o atendimento médico e jurídico itinerantes, bem como atacar os problemas emergenciais relacionados aos defeitos construtivos das moradias; discutir o fornecimento de água e energia elétrica; promover palestras educativas e atividades de lazer, entre outras ações emergenciais de resgate da autoestima dos moradores", destacou a vereadora.