Londrina

Londrina Dá Jogo: aberta inscrições para oficinas gratuitas de criação de games

05 out 2022 às 16:45

Estão abertas as inscrições para participar do Projeto Londrina Dá Jogo, que terá oficinas de criação de games. As inscrições são gratuitas e devem ser promovidas até sexta-feira (7), através deste link.


São ofertadas 150 vagas, voltadas preferencialmente para professores do Ensino Fundamental e Médio, enfermeiros, terapeutas ocupacionais, estudantes do ensino superior e profissionais de recursos humanos. Pode se inscrever também a população em geral a partir dos 12 anos. As aulas começam nesta segunda-feira (10). 


O Projeto Londrina Dá Jogo conta com o patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Promic (Programa Municipal de Incentivo à Cultura). 


De acordo com o coordenador-geral do projeto, Eduardo Dias Favero, os jogos podem ser uma ótima ferramenta de ensino. Ele acrescentou que os alunos vão aprender a desenvolver a programação, edição de vídeo, 2D e 3D.  


“E tudo que é aprendido pode ser usado em outras áreas. Londrina é uma cidade de serviços com inúmeras faculdades e uma grande produção cultural, tanto no design, cinema, música, teatro, arte em geral, e tudo isso faz com que tenhamos alunos e professores cada vez mais capacitados, produtivos e críticos”, ressaltou. 



O projeto vai disponibilizar aulas on-line ao vivo e gravadas, material de apoio e plataforma de EAD (Ensino à Distância). Para participar, é preciso ter disponibilidade de, pelo menos, sete horas semanais; celular para interagir com o grupo e fotografar ou filmar os próprios jogos; e materiais como papel, caneta, tesoura, tecido, cartolina e outros.  


Também é preciso ter acesso a um computador com internet. Caso o aluno não possua computador ou notebook, será indicado uma escola ou instituição com laboratório de informática. 


O curso está dividido em quatro módulos, com um mês de duração cada. Os jogos ou games podem ser atividades orgânicas, de formação cultural, utilizados em diversas áreas. Dentre elas, entretenimento, educação, simulação, comunicação, publicidade, treinamento e terapia. E, durante as oficinas, serão desenvolvidos os três macropilares dos jogos – Arte, Design e Lógica. 


Os alunos começarão o curso criando jogos simples de tabuleiro, depois passarão a criar jogos digitais, e por fim, criarão jogos físicos e digitais. Para isso, serão apresentados elementos estruturais, ferramentais, artísticos e culturais. 


Na área digital, os participantes aprenderão a utilizar várias ferramentas de desenvolvimento com acesso gratuito, e softwares de edição de imagens 2D, programação, modelagem 3D e edição de vídeo. 


E para o desenvolvimento pessoal dos participantes, serão abordadas qualidades como de um personagem de RPG: Skilltree (Árvore de habilidades), Pathfind (Encontrar o caminho), Quest (Busca) e Guild build (Construir um grupo). Ao concluir os quatro módulos, os alunos estarão aptos a criar seus próprios jogos físicos e digitais. 

Continue lendo