O presidente da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), André Nadai, compareceu na manhã desta quarta-feira na sede do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), para dar explicações sobre uma notificação de crime ambiental.
Fiscais da ONG Meio Ambiente Equilibrado (MAE) flagraram um caminhão da Companhia depositando clandestinamente resíduos de podas e galhos da prefeitura dentro do Parque Municipal da Fazenda Refúgio, zona sul. Após a denúncia, o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) determinou o fim da prática. Os resíduos seriam provenientes da limpeza do Bosque central.
A assessoria da CMTU informou ao Bonde que a Companhia não tem participação no depósito dos resíduos. Segundo ela, a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) é a responsável pela limpeza e manutenção do material retirado do Bosque.
Leia mais:
'Tenham orgulho da sua cidade', afirma Tiago Amaral, prefeito eleito de Londrina
Aniversário de Londrina terá atrações culturais; confira a programação
Da tradição do café ao cinema: os ciclos da economia de Londrina
Representantes do poder público e sociedade civil projetam futuro de Londrina
O secretário municipal do meio ambiente, José Novaes Faraco, disse desconhecer a denúncia. "Ninguém me ligou, ou me notificou sobre isso, fiquei sabendo do fato por vocês da imprensa", disse ao Bonde.
De acordo com o secretário, a Sema é a responsável pela limpeza do Bosque, mas ele nega que os resíduos sejam depositados em lugar irregular. "Eu não sei pra onde vai, mas não tem nada de errado. Isso tudo é fuxico, um absurdo".
Denúncia
A denúncia sobre o depósito clandestino da prefeitura foi feita na última semana ao IAP pela Ong MAE, que registrou caminhões da administração em pleno trabalho de despejo de galhos na área. Os resíduos estão espalhados em um campo aberto a pouco mais de 500 metros da guarita de segurança.
A Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) é a responsável pela manutenção e segurança da Fazenda Refúgio, uma área de preservação ambiental com tem 160 hectares, decretada como Parque no começo de 2010, pelo prefeito Barbosa Neto.
Para verificar a existência do depósito irregular no local, o IAP esteve no local na última segunda-feira (25). Na inspeção, o fiscal do órgão flagrou caminhões da Visatec, terceirizada de limpeza pública, retornando após descartarem resíduos da limpeza do bosque no centro de Londrina.
O IAP determinou que CMTU e Visatec interrompam os despejos irregulares no Parque, sob pena de apreensão dos caminhões.
(Atualizado às 10h25)