A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) divulgou nesta quarta-feira (23) o balanço com o número de multas aplicadas pelo órgão em todo o ano passado. Chama a atenção o dado referente à quantidade de infrações emitidas por excesso de velocidade. No ano passado, 25.988 motoristas foram multados por estar até 50% acima da velocidade permitida. O número é 79,3% maior se comparado às 14.494 infrações aplicadas pela CMTU em 2011. Ou seja, ele mais do que dobrou de um ano para o outro.
O aumento significativo estaria relacionado ao uso dos radares móveis. Em 2011, a companhia utilizou o dispositivo de abril para frente, enquanto que, no ano passado, ele marcou presença nas ruas nos 12 meses.
Em contrapartida, a quantidade de multas aplicadas por avanço de sinal sofreu uma queda de 30,5% entre 2011 e 2012. Foram aplicadas 28.342 multas do tipo no ano passado. Já no ano retrasado, o número foi bem menor, de 19.697 infrações. As infrações foram aplicadas pelos chamados vídeo-vigias. Os equipamentos foram instalados em alguns semáforos da cidade no ano retrasado e o motorista acabou pego de surpresa, apesar da sinalização. Em 2012, entretanto, o condutor que já havia sido autuado pode ter se cuidado para não receber novas multas, o que teria ocasionado a queda.
Leia mais:
Motociclista 'tiktoker' avança sobre repórter de tevê que rejeitou brincadeira de mau gosto em Londrina
Idosas do CCI Oeste se apresentam nesta quarta no Lar São Vicente de Paula em Londrina
Famílias de Londrina reclamam da comida servida aos detentos da PEL 3
Obra afeta distribuição de água em Londrina e Cambé nesta quarta-feira
Ao todo, a CMTU emitiu 121.156 multas em todo o ano passado. O número é 15% maior se comparado às 104.657 penalidades registradas nos 12 meses de 2011. O mês com mais infrações em 2012 é outubro (15.811) e o dispositivo mais usado foi o palmtop, que resultou na aplicação de 53.542 autos. O equipamento passou a ser utilizado pelos agentes no final do ano retrasado. Ele foi usado como justificativa pelo diretor de Trânsito da CMTU, capitão Diógenes Gonçalves, para o aumento no número de multas. "Nós também fizemos a contratação de 15 agentes no meio de 2012, que ajudaram a fiscalizar o trânsito e, consequentemente, multar os motoristas infratores", acrescentou.
Na segunda colocação, vem os radares móveis, responsáveis por 31.845 multas. Já na terceira posição aparece os vídeo-vigias (24.541 infrações). Juntos, os dispositivos eletrônicos multaram quase 60 mil motoristas em 2012. "A fiscalização feita através dos aparelhos vem para evitar os acidentes e educar os motoristas", argumentou o capitão.
Ele também falou sobre as vias que mais registraram multas no ano passado. "São as avenidas mais movimentadas, como a Tiradentes, a Higienópolis, a Leste-Oeste, a Juscelino Kubitschek... Quanto maior o fluxo de veículos, mais chances o motorista tem de ser multado", destacou.