A fim de debater e elaborar um plano municipal de políticas públicas para a população que vive em situação de rua, a Prefeitura de Londrina realizará na próxima terça-feira (3), às 14h, uma reunião no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), que fica na avenida Juscelino Kubitschek, 2.896.
A intenção da Secretaria Municipal de Assistência Social é organizar e implantar ações intersetoriais que sigam as diretrizes estabelecidas, em 2008, na Política Nacional para Inclusão Social da População em Situação de Rua, que prevê, por exemplo, a promoção e garantia à cidadania e direitos humanos, o respeito à dignidade e o direito ao acolhimento, que é responsável pelo atendimento psicológico e médico, regularização de documentos pessoais, além de disponibilizar abrigos.
A assistente social da Prefeitura, Sandra Coelho, explicou que é importante elaborar um plano municipal de políticas públicas, porque ele dá materialidade às ações realizadas na cidade e fortalece outras políticas como, por exemplo, a de trabalho, saúde, cultura, lazer e esporte. "Elaborar um plano de acordo com a política nacional estabelece diretrizes para ações de curto, médio e longo prazo; discute o orçamento financeiro necessário para cada área; fortalece as ações no sentido de qualificar o atendimento e faz com que o município assuma publicamente esse compromisso político em prol das pessoas em situação de rua", ressaltou.
Leia mais:
Ippul sugere plano com 20 ações para modernizar o Centro de Londrina; saiba quais
Com Murilo Benício, filmagens de 'Assalto à Brasileira' começam em Londrina
Passeios de pedalinho no Igapó 2 podem ser feitos até as 23h em Londrina
Código de Posturas será debatido em audiência pública na Câmara de Londrina
A reunião de terça-feira marca a primeira etapa do planejamento para elaboração de uma política municipal integrada. Nela estarão presentes os representantes da Secretaria do Trabalho, Emprego e Renda; Idoso; Políticas Públicas para as Mulheres; Educação; Saúde; Assistência Social; Cultura e da Companhia de Habitação de Londrina (Cohab). A segunda fase será realizada no início de 2014.
Desde 1993, A Prefeitura de Londrina realiza serviços públicos de atendimento às pessoas em situação de rua, quando implantou o programa Sinal Verde, que é especializado em abordagem e atendimento de rua. Hoje, há também outros serviços integrados que englobam o atendimento à saúde física e psicológica dos moradores de rua, e serviços de assistência social como direito do cidadão e dever do Estado.