O deputado estadual Tercilio Turini (PPS) vai solicitar à Secretaria de Segurança do Paraná e à direção geral da Polícia Civil (PC) a permanência em Londrina de seis investigadores que estão sendo transferidos da 10.ª Subdivisão Policial (SDP) para outros municípios do Estado. São policiais civis contratados em 2011, que passaram pelas fases de treinamento e capacitação e já conhecem bem o dia a dia da segurança nas 23 cidades sob responsabilidade da 10ª SDP.
Em ofício ao governador Beto Richa (PSDB), ao secretário de Segurança, Leon Grupenmacher, e ao delegado-geral da Polícia Civil, Riad Farhat, o deputado destaca que os policiais tiveram a promessa de ficar em Londrina. "Surpreendentemente, após passarem por diversas situações no cotidiano funcional da 10ª SDP - como atuação em escolta de presos em deslocamentos e em hospitais, em serviços administrativos e até em carceragens de presídios – os policiais foram informados sobre a transferência para outras cidades", relatou Turini.
O parlamentar pede que os policiais civis sejam mantidos na 10ª SDP. "Justamente agora, quando os agentes estão prontos para o trabalho de investigação e combate ao crime, os 23 municípios do Norte do Paraná podem ficar desguarnecidos de efetivo da Polícia Civil. É ruim para Londrina e região, que certamente precisam de mais policiais", afirma.
Leia mais:
Ippul sugere plano com 20 ações para modernizar o Centro de Londrina; saiba quais
Com Murilo Benício, filmagens de 'Assalto à Brasileira' começam em Londrina
Passeios de pedalinho no Igapó 2 podem ser feitos até as 23h em Londrina
Código de Posturas será debatido em audiência pública na Câmara de Londrina
Tercilio Turini sugere que sejam encaminhados a outros municípios os novos policiais que serão contratados, conforme anunciou recentemente o governo do Estado.
Por meio da assessoria de imprensa a Secretaria Estadual de Segurança informou apenas que a Polícia Civil tem a autonomia necessária para fazer transferências e remanejamentos de servidores. Já a PC comunicou que Londrina não vai perder policiais. Os possíveis investigadores transferidos, segundo a assessoria do órgão policial, serão substituídos. A polícia lembra, ainda, que o Governo do Estado finaliza o processo de contratação de 500 novos investigadores e que uma boa parte deles virá para a cidade.