Enfim janeiro acabou, mas as temperaturas ficaram marcadas na história dos londrinenses. De acordo com a agrometeorologista do Iapar (Instituto Agronômico do Paraná) Heverly Morais, o mês de janeiro foi o mais quente registrado desde 1976, quando teve início a série histórica de medições. "A cidade bateu o recorde com o tempo quente. Nós calculamos todos os meses dos últimos 43 anos e descobrimos que, até então, nunca houve um mês tão quente como foi janeiro deste ano".
As temperaturas máximas não deram trégua durante o mês e a média fechou com 32.6°C, que, segundo a agrometeorologista, foi um marco negativo para a cidade, já que o sol prejudicou diversos setores da agricultura e também a qualidade de vida dos londrinenses.
Na última quinta-feira (31), os termômetros marcaram 36.4°C às 13h45. No fim da tarde, o céu ficou nublado anunciando as precipitações. Na região sul, os ventos foram intensos, chegando a 74 km/h. Logo após, o pluviômetro registrou 26 mm (milímetros) de chuva. "Em 15 minutos choveu quase 16mm, consideradas volumosas para um curto espaço de tempo. Nas regiões oeste e sul de Londrina as pancadas foram extremas. Já em outros locais não ocorreram", explica Heverly.
Leia mais:
'Tenham orgulho da sua cidade', afirma Tiago Amaral, prefeito eleito de Londrina
Aniversário de Londrina terá atrações culturais; confira a programação
Da tradição do café ao cinema: os ciclos da economia de Londrina
Representantes do poder público e sociedade civil projetam futuro de Londrina
Mesmo diante de alguns dias chuvosos, a média de chuva ficou abaixo do esperado. O Iapar calculou 157 milímetros de precipitações, quando o esperado era de 226 milímetros. Isso explica o motivo das altas temperaturas durante todos os dias de janeiro.
Previsão para os próximos dias
Fevereiro começa com temperaturas elevadas e chuvas previstas para o fim da tarde. De acordo com a agrometeorologista, a sexta (1º) já começou quente, com mínima de 21°C e, mesmo com previsão de precipitações, a máxima pode alcançar os 36°C entre 14h e 16h.
No sábado (2), as temperaturas se mantém altas. A mínima será de 24°C e a máxima ultrapassa os 31°C. Há risco de chuva isoladas e rápidas. Já no domingo (3), a frente fria deve alcançar a cidade e ocasionar precipitações de grande volume durante todo o dia. A mínima será de 22°C e a máxima prevista é de 32°C. Há probabilidade de chuva intensa até a próxima segunda-feira (4).
*Sob supervisão do repórter Luís Fernando Wiltemburg