Até o final do ano Londrina voltará a conviver com o monitoramento eletrônico de trânsito. A intenção da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) é instalar câmeras fotográficas, também conhecidas como "pardais", em 100 pontos da cidade. "Não vamos manter todos em funcionamento por causa do alto custo, mas pelo menos 20 sempre estarão ligados", disse o presidente da CMTU, Wilson Sella.
Segundo ele, Maringá, Foz do Iguaçu e Curitiba obtiveram sucesso com o equipamento. Nessas cidades, o número de acidentes e mortos no trânsito diminuiu 30% imediatamente após a instalação das câmeras. Com o tempo, a redução superou os 50%. Com fotografias digitalizadas, a CMTU vai autuar motoristas que excederem o limite de velocidade e avançarem o sinal vermelho e a faixa de pedestres.
A CMTU deve publicar na próxima semana o edital de licitação para a instalação do sistema. A expectativa do presidente da autarquia é que em 90 dias o processo esteja concluído e a instalação começe em novembro.