Diversas entidades reivindicaram a implantação da Defensoria Pública do Paraná por anos. Após muita luta e a aprovação do órgão na Assembleia Legislativa, o governador Beto Richa (PSDB) nomeou oficialmente, nesta semana, a nova defensora pública do Estado, Josiane Lupion, além de outros nove defensores que faziam parte da Secretaria Estadual de Justiça.
Agora, a Defensoria será independente e deve garantir acesso à Justiça aos mais carentes. Em entrevista à rádio CBN Londrina, a nova defensora pública geral explicou qual vai ser o trabalho inicial do órgão. Segundo Josiane, mais de 150 profissionais vão começar, ainda este ano, a mapear a situação carcerária do estado. "Precisamos saber o número de presos e a situação jurídica deles", disse.
Em Londrina, a situação deve começar a mudar só no próximo ano. O órgão deve nomear quatro defensores públicos para a cidade no início de 2012. A intenção é ter 16 profissionais do tipo até o final do mandato do governador Beto Richa. No Paraná, serão mais de 190 defensores. (com informações da rádio CBN Londrina)