Começa nesta sexta-feira (14) no distrito de São Luiz, em Londrina, a 12ª Festa do Café e do Frango, com a realização do 13º Encontro de Cafeicultores de Londrina. A festa vai até a noite de domingo. O engenheiro-agrônomo Ildefonso José Haas, extensionista da Emater, disse que Londrina ainda se destaca no Paraná, tendo a maior área municipal de café, com 5,1 mil hectares cultivados por 460 produtores e produtividade média 15 sacas beneficiadas por hectare nesta safra.
Ildefonso destaca que a tradição do encontro em sua 13ª edição visa promover anualmente o modelo tecnológico do sistema adensado que tem como meta a produção de cafés finos, dentro dos critérios do programa Café Qualidade Paraná. "Temos apenas 20% da área em sistema adensado e com isso nossa produtividade é baixa, porém com alto potencial de aumento da produção qualificada, se adotado a renovação do parque cafeeiro e as novas técnicas de instalação, manejo, colheita e pós-colheita", afirma.
O encontro começa às 13 horas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na recepção do evento, no Barracão da Associação de Pais e Mestres da Escola Euzébio Barbosa de Menezes, na sede do distrito.
Leia mais:
Banda Nova Funcart promove nova edição do festival de música neste domingo em Londrina
Feira Flua Cultura promove evento dos 90 anos de Londrina na Concha Acústica
Elevação do preço da carne pressiona inflação da cesta básica em Londrina
Distrito de Guaravera deve ficar sem água nesta segunda após manutenção de rede
A comissão organizadora preparou o encontro para 150 participantes convidados, inclusive dos demais distritos cafeeiros, como Guairacá, Lerroville, Guaravera, Warta e Espírito Santo. Na programação estão temas abordando desafios da cafeicultura municipal, apresentação da primeira avaliação de 27 amostras de cafés do distrito visando divulgar a melhoria da safra, propostas e recomendações técnicas para incremento da atividade e organização dos cafeicultores para comercialização dos cafés de qualidade.