Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Intel Isef

Londrinenses participam da maior feira de ciências do mundo

Mateus Reginato - Redação Bonde
08 mai 2018 às 17:25

Compartilhar notícia

- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Três estudantes de Londrina foram selecionados para participar da Intel Isef (Feira Internacional de Ciências e Engenharia da Intel, em tradução livre), a maior feira de ciências pré-universitária do mundo. A feira será realizada entre os dias 13 e 18 de maio, em Pittsburgh, nos Estados Unidos.

A estudante do ensino médio Amanda Kakuno, do Colégio Interativa, orientada pelo professor Luiz Morioka, da Unopar, e coorientada por Fabio Bruschi, professor de biologia do colégio, foi selecionada ao ser premiada na Mostratec - maior feita de ciências da América Latina - com o projeto "Hidrólise da lactose do leite bovino a partir da enzima β- galactosidade obtida através da permeabilização de células de Saccharomyces fragilis IZ 275".

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


João Americo Macori Barboza foi outro selecionado. Orientado pelo professor Murillo Bernardi Rodrigues e coorientado pela professora Alana Séleri, foi selecionado pela Febrace (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia) ao ser finalista do Simpósio de Iniciação Científica Júnior. O estudante do Colégio Londrinense vai à Intel Isef com o projeto "Aumento na produção agrícola a partir da utilização de gás carbônico no tratamento de sementes - fase II".

Leia mais:

Imagem de destaque
Sertanejo e MPB

Feira da Concha recebe o show do cantor Nick Amaro nesta terça em Londrina

Imagem de destaque
Saiba como participar!

Cursinho social Aprova está com inscrições abertas em Londrina

Imagem de destaque
Risco de temporais

Segunda-feira será de tempo instável, com chuvas em Londrina e na região

Imagem de destaque
Evento gratuito

Festival Internacional de Inovação pretende mostrar Londrina e avanços tecnológicos


A terceira londrinense selecionada é Maria Vitoria Valoto, egressa do Colégio Interativa, a primeira mulher brasileira a participar da feira por três vezes consecutivas. O projeto da estudante, "Utilização de compostos bioativos microbianos no desenvolvimento de alternativa para combate de Candida spp", foi orientado pelo professor da UEL Galdino Andrade Filho, e coorientado por Ane Simionato e Fabio Bruschi. A classificação também é resultado de uma premiação na Febrace.


Caminhos para a Isef

No Brasil, mais de dez mil trabalhos são inscritos nas principais feiras nacionais - Febrace e a Mostratec - dos quais cerca de 750 são classificados. Desses projetos, apenas 18 são selecionados para a delegação brasileira na Intel Isef, formada pelos melhores trabalhos do país. O evento equivale à final das competições de pesquisa científica do mundo, que premia os melhores projetos com valores que somam quatro milhões de dólares em prêmios, além de viagens e credenciais para eventos no mundo todo. A feira reúne anualmente cerca de 1800 estudantes de 75 países, regiões e territórios.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo