Os moradores do distrito de Paiquerê, localizado a 35 km ao Sul da sede do município, defendem a construção urgente da nova Unidade Básica de Saúde (UBS); o policiamento ostensivo para o combate ao tráfico de drogas e o moledamento das estradas rurais. As reivindicações foram apresentadas na última segunda-feira (1°) à noite, durante reunião realizada no salão da Paróquia São José, na sede daquele distrito, aos vereadores que integram a Comissão Especial do Legislativo Londrinense.
O Grupo que é composto pelos vereadores Jamil Janene (PP), Péricles Deliberador (PMN) e Gaúcho Tamarrado (PDT) e pretende realizar, por meio de reuniões semanais, um levantamento completo das necessidades da população da zona rural do município, nos setores de infraestrutura e de serviços públicos. O encontro da última segunda-feira contou ainda com a participação das vereadoras Sandra Graça (PP) e Lenir de Assis (PT).
Sandra Alexandra Silva Lima, moradora do distrito e representante no Conselho Municipal de Saúde, pediu apoio dos vereadores para a construção urgente da nova UBS uma vez que o projeto já foi concluído pela prefeitura e os recursos garantidos, mas a obra ainda não saiu do papel. "O atual posto funciona num prédio do Governo do Estado que está caindo aos pedaços e o município não pode investir na reforma porque o imóvel não é da prefeitura. A população tem que entrar pela lateral do prédio, subir as escadas, porque a frente está desabando. Precisamos urgente de um novo posto de saúde", reclamou Sandra Lima.
Leia mais:
Londrina conquista certificado por eliminar transmissão vertical do HIV
Concerto da Osuel com obras de Mozart e Beethoven fecha a temporada 2024
Leilão da Cidade Industrial em Londrina será retomado dias 11 e 12 de dezembro
Livre Teatro estreia novo espetáculo em Londrina neste final de semana
O mesmo apelo foi repetido por Otília do Santos Domingues que também cobrou a construção da UBS. "Trabalhei 31 anos naquele posto de saúde e agora o imóvel está caindo aos pedaços. Um cadeirante não pode ser atendido e muito menos as pessoas que apresentam outros problemas físicos. Além do novo posto precisamos que o dentista volte a atender porque ele saiu de licença no final do ano passado e até agora não voltou", informou a moradora.
Ainda durante a reunião, a vereadora Sandra Graça ligou para o arquiteto responsável pelos projetos das novas UBSs do município e informou aos moradores que ainda esta semana um topógrafo estará no distrito para realizar o levantamento do terreno destinado ao novo posto de saúde. A mesma informação foi confirmada pelo vereador Gaúcho Tamarrado que presidiu o encontro. "Nós vamos cobrar a realização desta obra o mais rápido possível", afirmou o vereador. Já a vereadora Lenir de Assis, que preside a Comissão de Seguridade Social do Legislativo, também garantiu aos moradores que vai se empenhar para resolver o problema.
Estradas rurais - A triste situação das estradas rurais também foi objeto de muita reclamação dos moradores que querem a colocação de pedras na estrada de acesso ao distrito de Lerroville (via Paiquerê), uma vez que o moledamento não resolve o problema. Ao mesmo tempo os moradores da Vila Rural pediram manutenção urgente da estrada que fica totalmente intransitável nos dias de chuva. O morador Luiz Perez lembrou da necessidade de recuperação de apenas 2 km de estrada entre as localidades de Guairacazinho e Porto do Jorge.
Já a moradora Maria Lúcia Menegazzo após cobrar asfalto nas vias na área urbana do distrito, abriu a série de reclamações sobre a falta de policiamento 24 horas para combater o tráfico de drogas e controlar a bagunça provocada por carros e motos nos finais de semana. "Antes a gente ficava na praça conversando e agora não podemos sair de casa porque os drogados tomaram conta da área. Precisamos de policia permanente, todos os dias, porque tem motoqueiro até trafegando nas calçadas", disse a moradora.
A professora da Rede Estadual de Ensino, Selma Sanches, pediu que os vereadores intercedam junto à prefeitura para garantir o transporte dos alunos que moram no distrito, mas participam de programas sociais na sede do município. Segundo ela, cerca de 30 adolescentes de Paiquerê freqüentam diariamente a Guarda Mirim e a Epesmel e retornam ao distrito, no final da tarde, no ônibus destinado ao transporte dos professores. "Os jovens chegam e vão direto para o colégio estadual mas a prefeitura já informou que vai transportar apenas os professores, deixando os adolescentes sem alternativa", desabafou a professora. E continuou: "Não podemos aceitar esta situação".
As reivindicações se estenderam também para a necessidade de realização de pequenas obras e serviços como a reforma da capela mortuária do distrito; a construção de academia ao ar livre, a instalação de ecoponto; a roçagem das laterais das estradas e reativação dos banheiros públicos instalados na praça da igreja. Ao final do encontro os vereadores se comprometeram em encaminhar todas as reivindicações aos órgãos competentes e garantiram que será elaborado um relatório final do trabalho realizado pela Comissão Especial dos Distritos para que as necessidades possam compor as leis orçamentárias municipais. A próxima reunião da Comissão será realizada após a 53ª Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina.