Londrina

Morre Dalton Paranaguá, ex-prefeito de Londrina

26 ago 2014 às 10:25

Morreu na manhã desta terça-feira (26), aos 87 anos, Dalton Fonseca Paranaguá, ex-prefeito de Londrina. Ele sofria de Alzheimer e foi encontrado morto dentro de sua residência, por volta das 7 horas.

Eleito pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB) após ser rejeitado pela Aliança Renovadora Nacional, Paranaguá comandou o Executivo entre 1969 e 1972. Médico, também foi Secretário Estadual da Saúde entre 1966 e 1968, no governo de Paulo Pimentel.


O prefeito Alexandre Kireeff decretou luto oficial de três dias "em sinal de profundo pesar pelo falecimento do político". Em seu perfil oficial no Facebook, ele lamentou a perda. "Uma das grandes personalidades políticas que tive a oportunidade de conhecer. Que descanse em paz e que Deus conforte a seus amigos e familiares", escreveu.


A Administração de Cemitérios e Serviços Funerários (Acesf) de Londrina informou que o corpo será velado na Primeira Igreja Batista, na avenida Paraná 76 A, centro de Londrina. O sepultamento está marcado para quarta (27), às 10 horas, no Cemitério Parque das Oliveiras, na avenida do Café, 225.


Histórico


Natural da cidade de Jerumenha (PI), Paranaguá formou-se médico pela Faculdade Nacional de Medicina do Rio de Janeiro e exerceu o cargo de Secretário de Saúde do Paraná, durante o governo de Paulo Pimentel. Foi eleito prefeito de Londrina pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB) nas eleições de 15 de novembro de 1968 e assumiu o cargo em fevereiro de 1969 para suceder o ex-prefeito José Hosken de Novaes. Governou a cidade no período de 1969 e 1972.


Durante a gestão de Dalton Paranaguá foram construídas 164 salas de aula com o objetivo de garantir vagas para todas as crianças do curso primário. O ex-prefeito participou ativamente do movimento para a instalação da Universidade Estadual de Londrina (UEL), ampliou os serviços telefônicos e de saneamento (SAS), instalou a usina de asfalto e modernizou a frota de veículos utilizados na limpeza pública.


Erradicou favelas e construiu núcleos habitacionais como o Vitória Régia, o Barravento e o Pindorama. Também construiu o Ginásio de Esportes Professor Darci Cortez, que ficou conhecido como "Moringão". Autor do slogan de campanha "A saúde do povo é a suprema lei" investiu no saneamento e celebrou convênios com órgãos federais para erradicar, à época, doenças endêmicas como a esquistosome e chagas.


Reconhecimento


O conjunto das suas ações rederam ao ex-prefeito Dalton Paranaguá o reconhecimento municipal e estadual. Foi homenageado pela Câmara de Vereadores com o Título de Cidadão Honorário de Londrina por meio da Lei n° 5.921, de 6 de outubro de 1994, iniciativa do ex-vereador Carlos Alberto Garcia e subscrita por outros vereadores.

Em setembro de 2005 recebeu, durante sessão solene da Assembléia Legislativa, realizada na sede do Legislativo Londrinense, o título de Cidadão Honorário do Paraná, iniciativa da deputada à época e atual vereadora Elza Correia e do ex-deputado Barbosa Neto. Em março de 2012, em razão do seu empenho para a instalação da Universidade Estadual de Londrina (UEL) recebeu o título de Cidadão Benemérito da instituição.


Continue lendo