O Núcleo Ás de Paus realiza neste domingo (19) a primeira apresentação do ano em Londrina do espetáculo infantil "Encontro de Gigantes", vencedor de quatro prêmios do Troféu Gralha Azul 2023, a premiação mais importante de teatro do estado do Paraná.
A companhia foi a grande vencedora da 40ª edição do prêmio, tendo recebido oito troféus com seus espetáculos "Encontro de Gigantes" e "Fagulha".
Desde sua estreia em 2019, o espetáculo "Encontro de Gigantes" já realizou mais de 100 apresentações nas regiões Sul e Sudeste do Brasil e agora, retorna a Londrina em uma única apresentação. A temática do espetáculo está diretamente ligada à trajetória de pesquisa desenvolvida pelo grupo há 16 anos.
Leia mais:
Sesc comemora o aniversário de Londrina com shows gratuitos neste domingo
Confira dicas de segurança para se proteger durante as compras de Natal em Londrina
20 equipes iniciam maratona para criar soluções para uma cidade inteligente
Após reforma e ampliação, Londrina entrega Escola Municipal na Zona Norte
A pesquisa com a perna de pau foi ampliando os horizontes de seus saberes e fazeres, e, gradualmente, cada integrante foi tecendo e reconhecendo a noção de prolongamentos da atriz e do ator como parte fundamental da investigação cênica do grupo. A prática com este elemento também foi se delineando como uma atividade potente a ser compartilhada com o público.
Foi assim que em 2019 surgiu o espetáculo "Encontro de Gigantes". Com o texto de autoria de Camila Feoli, o espetáculo é o primeiro trabalho do grupo elaborado para o público infantil, ou, como a companhia prefere definir, um espetáculo feito especialmente para crianças de todas as idades.
Na história, a perna de pau se torna uma metáfora para abordar o processo de crescimento: como passamos a ver o mundo quando crescemos?
A figura gigante, que aparece caminhando sobre pernas de pau, nos mostra que é possível crescer sem deixar de se relacionar com o mundo de uma forma encantada e brincante. Ao final do espetáculo, todos são convidados a brincar com perninhas de pau e toquinhos de madeira, brincadeira que une gerações em uma vivência lúdica em diversos locais de convivência.
Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA: