A secretaria municipal de Saúde de Londrina oferece grupos de prática corporal e atividade física para usuários de todas as Unidades Básicas de Saúde. Esses encontros são conduzidos pelas equipes multiprofissionais da APS (Atenção Primária à Saúde), as eMulti (antigo NASF), em todas as regiões da cidade.
Para atender as 53 UBS de Londrina, a cidade conta com sete equipes eMulti. Na área urbana, os profissionais de educação física conduzem os grupos de atividade física; já os fisioterapeutas, que atuam na área urbana e distritos, coordenam grupos de práticas corporais, envolvendo reabilitação e pacientes com dores crônicas.
Geralmente, a comunidade se reúne duas vezes por semana para as atividades físicas, em aulas animadas e com bastante movimento, com duração de uma hora. A população idosa representa a maioria dos participantes, mas os grupos são abertos a outras faixas etárias.
Leia mais:
Hoftalon entrega óculos para alunos de escolas municipais da zona norte de Londrina
Cidade Industrial tem 47 dos 52 lotes arrematados em Londrina
Prefeitura de Londrina alerta para golpes com cobrança de impostos via mensagem
Prefeitura de Londrina faz plantão de atendimento do Profis 2024 neste sábado
DO AQUECIMENTO AO ALONGAMENTO
A educadora física e integrante do eMulti, Anne Cristine Becchi, atende nas UBS Vila Brasil, Vila Casoni, Centro, Guanabara e Cafezal. Cada do encontro dos grupos que ela coordena tem a participação, em média, de 30 a 60 pessoas.
Por causa da grande presença, os participantes são levados a praças, salões de igrejas, quadras esportivas e outros espaços do bairro.
“O objetivo principal é estimular a prática da atividade física através de exercícios específicos com enfoque no aspecto motor, biopsicossocial, condicionamento físico, emagrecimento, bem-estar, alívio de dores, e melhora da saúde e qualidade de vida”, explica Becchi.
Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA: